Cidades
Câmara aprova Plano Diretor de Mobilidade Urbana
Após três votações e cinco emendas propostas pelos vereadores, a Câmara Municipal de Sinop aprovou, em definitivo, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana e as diretrizes para o acompanhamento e monitoramento de sua implantação.
A proposta foi discutida durante a 35ª sessão ordinária do ano, realizada nessa quinta-feira (31).
O Plano Diretor de Mobilidade Urbana é um capítulo do Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo do município, que define diretrizes para restrições do sistema de mobilidade. O projeto estabelece diretrizes para melhorar o trânsito, considerando os problemas atuais e prevenindo dificuldades futuras, alinhando-se ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social.
A elaboração do PLANMOB contornou estudos e reuniões técnicas que envolveram profissionais de diversas Secretarias, resultando em uma proposta de mobilidade alinhada à realidade de Sinop. Em audiência pública realizada no Centro de Eventos Dante de Oliveiras, em junho de 2022, o projeto foi apresentado e discutido com a população.
Outros dois projetos de autoria do Poder Executivo foram discutidos e aprovados em regime de urgência. Trata-se da autorização para a realização de contratação temporária por meio de Processo Seletivo Simplificado nas áreas de Educação e Assistência Social.
De autoria do Legislativo, foram aprovados dois Projetos de Lei. O primeiro reconhece o Baile do Chopp da Comunidade Brígida como manifestação cultural do município de Sinop, elevando o evento à condição de bem de natureza imaterial, integrante do patrimônio cultural municipal.
O segundo projeto refere-se à inclusão da leitura da Bíblia como recurso paradidático nas escolas da rede pública e particular de ensino no município. Por fim, a aprovação da criação do “Dia de Defesa do Servidor Público”, a ser celebrado anualmente no dia 19 de março.
Com moção de aplausos, foram homenageados o Lions Clube de Sinop, a Empresa Carvalima, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Amizade e a TV Centro América pela campanha de arrecadação de donativos para as famílias desabrigadas na enchente do estado do Rio Grande do Sul. As diretoras, embaixadoras e conselheiras da ACES MULHER foram reconhecidas pelo trabalho e compromisso com a promoção dos direitos das mulheres.
Os títulos de Cidadão Sinopense Honorário foram entregues aos senhores Ugo Ângelo Reck de Mendonça, Elton Brito Ribeiro e à senhora Simone de Sousa Naedzold.
Os vereadores aprovaram também 18 indicações.
Fonte: Câmara Municipal de Sinop
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Esportes7 dias agoApós recesso, Mixto feminino retoma treinos e inicia preparação para duelo contra o Palmeiras
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande5 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
