Saúde
Chá anti-inflamatório ajuda a reduzir sintomas da menopausa
A planta Salvia officinalis tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam no bem-estar geral durante essa fase. Estudos indicam que compostos bioativos dela, como flavonoidesm fitoestrógenos, polifenóis e óleos essenciais, podem contribuir para a regulação hormonal.
“Os fitoestrógenos são substâncias naturais com estrutura semelhante ao estrogênio, podendo ajudar a equilibrar os níveis hormonais e, explica a nutricionista Ana Lúcia Hoefel, professora dos cursos de Nutrição e Gastronomia da FSG Centro Universitário.
Segundo Ana Lúcia, os fitoestrógenos da sálvia também podem exercer um efeito antidopaminérgico, reduzindo a atividade da dopamina em certas vias neurais. “Isso pode explicar sua ação no alívio da ansiedade e das oscilações emocionais comuns nesse período”, comenta.
“Atualmente, fala-se muito sobre os impactos do excesso de dopamina, relacionado a comportamentos compulsivos, dependência de estímulos digitais, ansiedade e irritabilidade. Como a sálvia parece atuar reduzindo a atividade dopaminérgica, alguns pesquisadores levantam a hipótese de que seu uso pode ser benéfico não apenas , mas também para indivíduos que enfrentam os efeitos negativos desse excesso de estímulo”, aponta a especialista.
A nutricionista Natália Garcia, que atende em São Paulo, acrescenta que a sálvia pode ajudar também na regulação da glicemia e da pressão arterial, fatores importantes na saúde da mulher na pós-menopausa.
Natália indica o consumo diário de uma a três xícaras do chá, dependendo do objetivo desejado. “Para aliviar os sintomas da menopausa (fogachos e sudorese noturna), beba uma xícara à noite antes de dormir”, aconselha.
Como preparar chá de sálvia
Ingredientes:
1 colher de chá (2g) de folhas secas ou 5 g de folhas frescas;
200 ml de água.
Modo de preparo:
Despeje a água quente sobre as folhas e deixe em infusão por três a cinco minutos. Coe e beba em seguida.
Contraindicações
Apesar dos benefícios à saúde, o consumo de chá de sálvia deve ser feito com cautela. Segundo a nutricionista Ana Lúcia Hoefel, em altas quantidades, a bebida pode causar efeitos adversos como tontura e irritação gastrointestinal.
Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o chá, assim como pessoas com histórico de convulsões ou doenças renais. “Sempre é indicado buscar orientação profissional antes de introduzir qualquer fitoterápico na rotina”, orienta.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
-
Saúde6 dias agoOrganizações pedem mais agilidade no diagnóstico da AME no país
-
Cuiaba5 dias agoMissa campal reúne caminhoneiros e marca momento de fé no Mato Grosso AgroFestival
-
Polícia6 dias agoHomem de 35 anos é encontrado morto dentro de residência em Cuiabá
-
Saúde6 dias agoControle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista
-
Polícia5 dias agoMulher é assassinada a tiros na frente dos filhos em fazenda; polícia caça companheiro
-
Polícia6 dias agoMulher morre após acidente de motocicleta na Perimetral Rogério Silva em Alta Floresta
-
Cuiaba7 dias agoMato Grosso AgroFestival reúne 50 mil pessoas no primeiro dia com rodeio e shows em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias agoJuína acata recomendação do MPMT para criar fundo da mulher
