CIDADES

Conheça a família de comerciantes turcos afastada do centro de Cuiabá

Published

on

comerciantes turcos, mercado miguel sutil

 

O intenso movimento do Centro de Cuiabá já não faz mais parte da rotina dos comerciantes da família Nuri depois que foram afastados, há cerca de um mês, para o Bairro Lixeira devido às obras de reconstrução do Mercado Municipal Miguel Sutil, onde o estabelecimento deles ficava entre as avenidas Generoso Ponce e Isaac Póvoas.

A mudança ocorreu em um momento sensível à família de turcos que chegou na capital na década de 80 e ganhou fama na venda de salgados na região.

Em 2021, o fundador do comércio, Nuri Dogan, morreu por complicações da Covid-19 e, desde o ano passado, a esposa e os filhos lutam para estabilizar as dívidas contraídas durante a pandemia, quando foram surpreendidos pela perda do local de trabalho que tanto deu frutos à família.

Ao g1, o filho dele, Marbein Dogan, contou que a produção caiu drasticamente desde que saíram do Centro da capital.

“Não foi fácil encontrar um ponto que contemplava comercialmente o movimento que tínhamos em comparação ao ponto do Centro. Havia uma produção em média de 10.000 salgados por mês e, hoje, completamos um mês em novo local onde não fazemos nem 1.000 salgados por mês. Estamos com a nossa renda muito abaixo do que tínhamos no Empório antigo no Centro de Cuiabá “, afirmou.

A prefeitura informou, em nota, que concedeu auxílio aluguel aos antigos comerciantes durante o período de transição até o fim das obras no local.

Além disso, a administração pública disse que não tinha nenhuma obrigação legal em fornecer esse auxílio porque os comerciantes atuavam de forma precária na região, mas que, devido ao histórico construído pela família, foi concedido o benefício.

comerciantes turcos, mercado miguel sutil

 

As obras de reconstrução do Mercado Municipal receberam investimentos de R$125 milhões, conforme a prefeitura, que prevê a entrega do local até dezembro de 2024.

O futuro de uma fonte de renda à família continua a tirar o sono de Marbein, sobretudo quanto a continuidade do legado do pai.

“Sentimos um pouco de tristeza e angústia, pois não sabemos como será nosso futuro como comerciantes. Gostaríamos de levar o legado do nosso pai para um futuro próspero, mas no momento ainda estamos engatinhando nesse novo local”, contou.

Trajetória

Por volta de 1962, Nuri Dogan saiu da Capadócia, lado asiático da Turquia, com os pais e os seis irmãos e vieram para o Brasil. Na época, ele tinha 16 anos. Eles moraram em Campo Grande (MS), a princípio, mas depois se mudaram para Cuiabá, na década de 80.

Aos 40 anos, ele abriu uma frutaria na 15 de Novembro na capital e, por volta de 1987, conheceu a mulher que seria a mãe dos filhos dele, Dona Mariana Miwa Murakami, descendente de japonês.

Em meados de 1998, Dogan conseguiu permissão para abrir um comércio na esquina do Mercado Municipal Miguel Sutil, onde precisou reformar todo o prédio que estava abandonado, dando o tom vermelho às paredes que marcaram a história do comércio do Centro da cidade.

“No começo era somente mercearia e frutaria, mas como o movimento estava fraco, minha mãe teve ideia de começar a fazer salgados que ela via receitas na TV e a esfirra que tinha aprendido com sua sogra. Isso foi um sucesso. As pessoas viam de longe para comer na nossa lanchonete que foi a nossa fonte de renda até os dias de hoje, permanecemos por 26 anos no Centro de Cuiabá de 1998 a 2023”, contou o filho.

Fonte: Folhamax

Comentários

CIDADES

Gestão inaugura sede física do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde

Published

on

Um local para salvaguardar a história do município foi entregue na tarde deste sábado (29), pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A Casa de Pedra, construída em 2004, agora sediará o Museu Histórico da cidade. 

Com o investimento de mais de R$ 349 mil, o espaço foi reestruturado para esta nova função e recebeu uma nova pintura, limpeza do telhado, troca da estrutura da claraboia, restauro das portas, janelas, madeiras e banheiros, reestruturação da parte elétrica, troca dos pisos da recepção, sala de exposição, sala administrativa, além do novo paisagismo e portal de entrada. 

“Um marco histórico para Lucas do Rio Verde. Poder viver esse momento junto com os pioneiros que contribuíram para construir essa linda história. O espaço está muito bem organizado e vale a pena vir ser visitado pela população”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

Na ocasião, o prefeito recebeu das mãos da salvaguarda e pioneira do município, Vera Carpenedo, documentos históricos que estavam guardados para compor o acervo do museu no dia da sua inauguração. Além disso, foi realizado também a assinatura do decreto de tombamento da Casa de Pedra, se tornando agora Patrimônio Histórico e Cultural de Lucas do Rio Verde.

A cerimônia de entrega contou também com a presença de autoridades, convidados, sociedade civil e de pioneiros luverdenses, que se emocionaram ao relembrar momentos especiais ao ver o acervo reunido no local.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

“Pra mim é um grande acontecimento. Cheguei aqui há 42 anos, quando só tinha o cerrado, então muitas coisas que estamos mostrando hoje a gente presenciou. É um passo gigantesco no nosso município, temos a nossa história real para mostrar aos jovens que nascerem daqui pra frente e aos que não conhece”, contou o pioneiro Sebastião Garcia Costa.

Agora, a Casa de Pedra se torna sede do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, um local aberto para visitação pública, de referência para a população e turistas terem a oportunidade de conhecer a história do Município, a partir das narrativas históricas e exposições museológicas. 

“Estou muito feliz! Era um compromisso da gestão entregar um espaço para assegurar que a história dos luverdenses sejam contadas pelas próximas gerações. Convido a todos que venham conhecer o museu e saber mais sobre o município, tenho certeza que irão se surpreender”, finalizou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

O Museu Histórico de Lucas do Rio Verde está localizado na Rua Santa Fé, s/nº, no centro da cidade. O espaço funcionará de quarta a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 20h. A entrada é gratuita.

 

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Prefeitura entrega revitalização da praça do Jardim Primaveras

Published

on

A população do Jardim Primaveras prestigiou nesta sexta-feira (28), a entrega da revitalização da praça do  bairro. Dentre as melhorias, realizadas pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o espaço recebeu um novo campo, com gramado sintético.

A revitalização inclui a instalação e ampliação do parque, quadra de areia, quadra de Streetball e paisagismo.

O prefeito Miguel Vaz destacou o cuidado e zelo que a comunidade tem com a praça, que está sempre ocupada por crianças e pessoas de todas as idades. 

“Me enche de satisfação poder trabalhar em prol de fazer aquilo que são as demandas da sociedade. Então entregar a praça é colher os frutos, porque vemos aqui as crianças e os jovens se divertindo. E percebemos que realmente as pessoas cuidam da praça ”, disse o prefeito.

Para comemorar a entrega da nova praça, uma partida rápida de futebol foi registrada. Participaram do jogo, autoridades como o prefeito Miguel Vaz, a Guarda Civil Municipal e outros convidados.

“Pintamos todos os espaços, aonde tem área de caminhada específica, os brinquedos, foi construída uma quadra de areia nova para que a população possa jogar o voleibol, quadra de street separada, quadra de futsal. Tudo isso, para que mais pessoas possam aproveitar ao mesmo tempo desse espaço. O investimento foi grande aqui no espaço, mas a comunidade merece”, acrescentou o secretário de Esporte e Lazer, Andre Matto.

Outras praças da cidade estão passando por melhorias para atender os bairros. Assim como o campo do bairro Rio Verde, que recebeu revitalização e foi devolvido a comunidade e a praça do bairro Tessele Junior que também teve várias melhorias.

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Evento de combate à violência contra a mulher sensibilizou a cidade

Published

on

Durante um dia inteiro de palestras e apresentações culturais, ocorrido na sexta-feira (28), mulheres luverdenses se uniram no evento “Elas Têm Poder”, do Instituto Harrison Ribeiro com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, para a conscientização do combate a violência doméstica. De acordo com a organização, quase 300 pessoas se reuniram no Clube do Idoso De bem com a Vida, local escolhido para  o evento.

Um testemunho emocionante abriu o evento, da Aline Silva Araújo, vítima de agressões físicas, psicológicas e patrimonial.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, foi a anfitriã do evento. “Ficamos muito felizes quando recebemos a visita do Instituto aqui e saber que nós somos um dos 16 municípios, e o primeiro a ser aplicado o projeto. Vem ao encontro com os trabalhos que nós já realizamos aqui com a rede de enfrentamento. Nós temos que intensificar o nosso trabalho, conscientizar as pessoas e cada vez mais nos darmos as mãos. As mulheres precisam se unir mais e lutar pelos nossos direitos”, explicou. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Harrison Ribeiro, presidente do Instituto e idealizador do evento, agradeceu a oportunidade de abrir os trabalhos em Lucas do Rio Verde. “O sentimento é de muita alegria, porque a gente sabe que é um tema muito relevante. Nós temos uns índices tristes de violência contra a mulher. Então a gente fica feliz do movimento de ver que a gente pode fazer alguma coisa. Saber que a gente pode transformar essa realidade. Nós temos também, vai ter aplicativo para dar uma continuidade nisso. Uma rede para que a gente possa cada dia mais, essas mulheres, sentir seguras com saber que tem várias pessoas, as entidades, não só as OSCs, mas também as prefeituras, as empresas privadas, todos estão mobilizados a um só propósito, que é eliminar com esse índice tão triste que a gente vive hoje de violência contra a mulher”, esclareceu.

Para trabalhar a autoestima das mulheres, a apresentação do evento ficou por conta da humorista Comadre Sebastiana. Palestras motivacionais, de empreendedorismo e demais temas foram ministradas pelas organizadoras Consuelo Alves, Elaine Paes, Celma Griggi e Tais Nunes.

Todos os presentes no Elas Têm Poder receberam certificado digital de participação.

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários
Continue Reading

As mais quente