MATO GROSSO

Defensoria Pública realiza divórcio online em primeiro dia de Ribeirinho Cidadão

Published

on

O Ribeirinho Cidadão está no município de Barão de Melgaço (109 Km ao sul da Capital) e o primeiro dia da 17ª edição do projeto foi marcado por uma ação inédita. Um divórcio foi realizado de forma híbrida, em que uma das partes estava presente e a outra em Cuiabá. 

Ezequiel Marcos de Paula, morador de Barão compareceu ao mutirão em busca do divórcio que está pendente desde 2018. “Fiquei sabendo que iriam estar aqui e eu precisava resolver essa questão do divórcio e agora, de forma online, eu consegui, por chamada de vídeo”, disse o assistido.

O projeto teve início nesta quarta-feira (10) na comunidade de Estirão Cumprido e terá atendimento até ao meio-dia na comunidade. Nos dias 12 e 13 os atendimentos serão realizados em São Pedro de Joselândia.

Milena Bortoloto, defensora pública que realizou o atendimento de Ezequiel, afirma que o caso foi inovador. “Tivemos muitos atendimentos aqui, um deles por meio virtual, um dos acordantes estava em Cuiabá e o outro aqui presente no mutirão e isso foi algo inovador, e que deu certo, conseguirmos lograr o objetivo de viabilizar o divórcio do casal que já estava separado de fato a muito tempo”, explica a defensora.

Vanessa das Dores de Queiroz, moradora de Estirão Cumprido, também procurou a Defensoria em busca da retificação do documento da filha de 6 anos que desde que nasceu tem o nome errado na certidão. “É importante vir aqui porque pra gente sair daqui e ir em Cuiabá é difícil né, acho melhor eles virem aqui, facilita muito, é um serviço que não cobra nada, se pudesse vir sempre seria ótimo”, disse a mãe.

Coordenador da Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso e um dos organizadores do projeto Ribeirinho Cidadão, o juiz José Antônio, conhecido como dr Tony, ressalta a importância do projeto. “As pessoas têm atendido o chamamento da população, que mostra a credibilidade da ação e o compromisso da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça com a população”.

ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO

Além do atendimento jurídico e de confecção de documentos, também está sendo oferecida assistência médica e odontológica para os moradores da comunidade. O Capitão-Tenente Igor Luiz de Freitas Cobellas, explica que melhorar a prestação de serviços públicos à sociedade é uma das principais missões da Marinha do Brasil. “Ao longo de todo ano realizamos missões de assistência hospitalar e o projeto ribeirinho cidadão está incluso em uma das missões que o navio tem que é a parte de assistência, onde a gente atende as populações ribeirinhas, que é um trabalho de extrema importância”.

Davino Padilha de Souza, morador de Porto São João, veio em busca de atendimento odontológico e classificou o atendimento como especial. “É ótimo ter esse atendimento. Aqui em Barão é muito difícil pra gente consultar e quando tem uma oportunidade dessa que faz tudo na hora, de graça, tem que aproveitar”.

Via: Defensoria Pública MT

Comentários

MATO GROSSO

Após ação da Defensoria, recém-nascido de Confresa realiza implante de marca-passo em Cuiabá

Published

on

Após ação da Defensoria Pública de Mato Grosso, R.L.M.T., um bebê nascido em Confresa (1.049 km de Cuiabá), realizou um implante de marca-passo no Hospital Santa Helena, na capital, no dia 27 de maio, com 15 dias de vida.

O pedido de tutela de urgência antecipada foi proposto pelo defensor público Nelson Gonçalves de Souza Junior, no dia 24 de maio, e deferido pelo Juízo de Primavera do Leste no mesmo dia, durante o plantão, que avaliou a urgência do caso.

“A cirurgia durou cerca de duas horas. Fiquei apreensiva na hora, mas depois fiquei bem aliviada. Deu tudo certo, graças a Deus. A recuperação dele está sendo ótima”, relatou a mãe, R.S.M., de 21 anos.

Entenda o caso – Ainda no pré-natal, o ultrassonografista constatou que o feto apresentava um bloqueio atrioventricular total congênito, com risco de arritmia e insuficiência cardíaca, e necessitava de um implante de marca-passo.

Desse modo, segundo a mãe, ela foi imediatamente internada, na sexta-feira (10 de maio), e o parto ocorreu no domingo (12), em Confresa, sem intercorrências. O bebê nasceu com 36 semanas (cerca de oito meses de gestação).

Porém, o quadro dele evoluiu para bradicardia (ritmo cardíaco irregular ou lento) e, diante da urgência do caso, foi transferido no dia seguinte (13) para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade São Lucas, em Primavera do Leste.

Por conta da gravidade do caso, a Defensoria solicitou à Justiça a transferência dele para uma UTI neonatal, tipo 2, com suporte para cirurgia cardíaca, em hospital público ou particular.

A ação de obrigação de fazer, com pedido de tutela de urgência antecipada, foi proposta pelo defensor público Nelson Gonçalves de Souza Junior, no dia 24 de maio, incluindo os laudos médicos e orçamentos.

“Zelar hoje pela Primeira Infância é oferecer um presente ao passado e ao futuro, um presente que muda a representação dos tempos pretéritos e amplia o horizonte do porvir”, afirmou.

O defensor solicitou ainda o imediato bloqueio de verbas públicas nas contas do Estado, no valor de R$ 200 mil, para garantir a internação do bebê e a realização do procedimento cirúrgico em hospital da rede privada, se necessário.

“Que sejam incluídos o fornecimento de todos os exames e medicamentos necessários ao tratamento, além do custeio das despesas indispensáveis e necessárias ao tratamento do requerente”, diz trecho da ação.

Durante o plantão, o atendimento prosseguiu com a atuação do defensor público Rafael Pereira Cardoso. Mais tarde, no mesmo dia (24), a tutela provisória de urgência foi deferida pela juíza plantonista Patrícia Cristiane Moreira.

Com isso, o bebê foi transferido no dia 27 de maio para o Hospital Santa Helena, em Cuiabá, onde passou pelo procedimento cardíaco para implantar o marca-passo, colocado na região abdominal. Segundo a família, ele está se recuperando bem.

“Recomendo a Defensoria porque o atendimento foi excelente, maravilhoso, muito rápido! Me deixou bastante surpresa”, revelou a mãe, que já retornou para Confresa com o filho.

Via: Defensoria Pública MT

Comentários
Continue Reading

MATO GROSSO

Defensoria Pública sedia reunião do CIAMP-Rua Nacional sobre políticas públicas para a população em situação de rua

Published

on

Defensoria Pública sedia reunião do CIAMP-Rua Nacional sobre políticas públicas para a população em situação de rua

Via: Defensoria Pública MT

Comentários
Continue Reading

MATO GROSSO

Defensoria Pública debate combate à violência contra idosos

Published

on

Durante a tarde desta quarta-feira, 26, a Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) participou ativamente do 3º Seminário sobre o Dia de Conscientização e Combate aos Atos de Violência Contra os Idosos, realizado no auditório da OAB.

Há seis anos envolvida nessas reuniões, a DPMT tem constantemente sugerido pautas e abordado questões cruciais para os idosos, inclusive estabelecendo redes de apoio em parceria com centros especializados, assistentes sociais e centros de saúde.

A defensora pública Elianeth Cláudia de Oliveira Nazário, que integra o Conselho Estadual de Defesa das Pessoas Idosas (CEDEDIPI), representou a Defensoria Pública no evento e destacou a participação efetiva da instituição no Conselho, promovendo políticas públicas que protejam os direitos dos idosos e garantam sua autonomia, qualidade de vida e segurança. “A participação da Defensoria no CEDEDIPI tem promovido avanços significativos na proteção dos direitos dos idosos”, afirmou Elianeth.

Isandir Rezende, presidente do CEDEDIPI, ressaltou que a maioria dos casos de violência contra os idosos ocorre dentro do ambiente familiar, com mais de 90% dos crimes cometidos em Mato Grosso acontecendo nesse contexto. Ele também enfatizou a exaustão dos cuidadores, onde frequentemente “apenas um filho assume essa responsabilidade, enquanto o trabalho deveria ser dividido entre todos os filhos”.

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Dias, garantiu que “toda a temática da pessoa idosa dentro do estado será vencida”, destacando que “todas as políticas públicas, mais cedo ou mais tarde, passarão pelos direitos dos idosos, e são por essas políticas que estamos lutando”.

A participação da Defensoria Pública no seminário reforça o compromisso em promover a conscientização e o combate à violência contra os idosos, além de fortalecer as redes de apoio e as políticas públicas essenciais para a proteção deste grupo vulnerável.

Via: Defensoria Pública MT

Comentários
Continue Reading

As mais quente