CIDADES

Defesa Civil orienta população sobre cuidados importantes para o período de chuvas e queda de árvores

Published

on

Moradores devem observar seus quintais e a saúde de suas plantas e árvores

Com a estiagem prolongada, a previsão de chuvas, com ventos fortes e tempestades, é comum em Mato Grosso. A Defesa Civil de Várzea Grande faz um alerta à população várzea-grandense para se preparar para a chegada de chuvas.

É comum o registro de queda de árvores e muitos galhos no município, dada a sua extensão de áreas verdes. Para evitar acidentes, a Defesa Civil alerta sobre o perigo de permanecer perto ou embaixo de árvores, devido aos riscos de queda de galhos, ou da própria árvore, além de raios. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil alerta a população sobre alguns cuidados importantes que podem ajudar a minimizar riscos e a evitar prejuízos materiais e a vida.

Como explica a Coordenadora da Defesa Civil de Várzea Grande, Cristiane Lima Prado, os moradores devem iniciar algumas ações dentro de suas casas para evitar quedas de árvores e galhos dentro dos seus quintais e também prevenir com a limpeza das calhas e telhados, a fim de evitar que a água entre nas casas quando chover e ainda limpar os ralos e caixas de escoamento da água da chuva nos quintais.

“Porque do alerta antecipado. É que as ações da prefeitura visam cuidar da cidade, na área que a compete, não podendo adentrar nas casas. Cada morador é responsável pelas árvores do seu quintal, e suas plantas. Então é prudente fazer podas e verificar a saúde de suas plantações. É comum aqui na cidade, a existência de árvores de mangueiras centenárias dentro de quintais, porém o morador deve ficar atento para os riscos. Se o vento for forte, poderá além de arrancar a árvore se não for bem cuidada ou podada, causar riscos tanto para o morador, quanto para o seu vizinho, levando a prejuízos materiais ou danos a vida”, alertou Cristiane Prado.

A população tem um papel fundamental na prevenção de alagamentos, e ou acidentes por queda de árvores, disse ainda Christiane Prado, informando que a Prefeitura de Várzea Grande presta serviços de destinação correta dos resíduos. “Existem equipes da Secretaria de Serviços Públicos que fazem os serviços de varrição e poda de árvores, em locais públicos, vias e avenidas da cidade, além de retirada de bolsões de lixo. “O descarte inadequado de materiais como terra, lixo e móveis contribui para o risco de alagamentos. É bom se certificar que cada morador é responsável pela limpeza dentro da sua casa como também as podas das árvores. A Defesa Civil não faz poda de árvores. É comum receber reclamações de pessoas, pedindo poda de árvores. Mas a responsabilidade dentro das casas é do morador”, explicou ela.

“A Prefeitura oferta uma série de serviços. Portanto fazer escavações, obras nas casas sem autorização, ou perfuração de fossas nos quintais não é prudente, e principalmente não jogar lixo e entulhos nas ruas, pois isso acaba obstruindo bueiros e facilitando os alagamentos”, alertou a Coordenadora da Defesa Civil Cristiane Prado.

Outro alerta é que motoristas devem evitar estacionar embaixo de árvores, pois com o solo encharcado raízes que, porventura, estiverem podres podem favorecer o tombamento com o peso da umidade na planta, além do risco de queda de galhos com a força dos ventos. “É importante observar a árvore antes de estacionar, se há galhos se soltando ou solo rachado na base do tronco. Com a chuva as árvores ficam mais pesadas devido ao acúmulo de umidade nos galhos e folhas, às vezes triplicando o peso normal”, apontou.

As pessoas também não devem ficar embaixo de árvores e da rede elétrica, nem junto a muros e placas, nem deixar crianças brincarem nas enxurradas, pois elas podem ser carregadas de repente por uma ‘cabeça de água’, além do risco de haver buracos e objetos cortantes descendo com a água. Não se deve, também, ir pescar em rios ou riachos ou tomar banho em cachoeiras, neste período, pois é grande o risco de uma ‘cabeça d’água’, que acontece muito rápido.

Segundo o secretário Municipal de Defesa Social, Cel. Alessandro Ferreira da Silva, a Defesa Civil Municipal atua em um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a ajudar pessoas, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas como na prevenção, na mitigação e resposta, ou seja, para minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.

“O objetivo principal é o de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres. Atua na Gestão de Riscos e Desastres, isso quer dizer também que providencia documentos e meios para a recuperação rápida e mais segura das estruturas afetadas pelos desastres. Identificação dos riscos existentes e das comunidades. Já nas ações de prevenção compreendem medidas referentes ao planejamento da ocupação do espaço geográfico da cidade, principalmente as relacionadas com intervenções em áreas de risco, o que é proibido por Lei estas ocupações. Este alerta, sobre a estiagem prolongada é importante que cada cidadão cuide das suas casas e quintais, pois quando vem as chuvas, após esta estiagem geralmente vem com tempestades”, disse o secretário Cel. Alessandro.

Caso o cidadão presencie uma emergência em decorrência das chuvas, como quedas de árvores, grandes alagamentos, destelhamento de casas, deve acionar os contatos de atendimento e socorro à população. Porém as ações emergenciais são deflagradas priorizando a segurança e o bem-estar dos cidadãos. As primeiras medidas são tomadas pela Defesa Civil. A população pode entrar em contato pelo telefone da Defesa Civil do município de Várzea Grande – 98475-7112”, explicou a coordenadora, Cristiane Prado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Via: Agência Brasil

Comentários

CIDADES

Gestão inaugura sede física do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde

Published

on

Um local para salvaguardar a história do município foi entregue na tarde deste sábado (29), pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A Casa de Pedra, construída em 2004, agora sediará o Museu Histórico da cidade. 

Com o investimento de mais de R$ 349 mil, o espaço foi reestruturado para esta nova função e recebeu uma nova pintura, limpeza do telhado, troca da estrutura da claraboia, restauro das portas, janelas, madeiras e banheiros, reestruturação da parte elétrica, troca dos pisos da recepção, sala de exposição, sala administrativa, além do novo paisagismo e portal de entrada. 

“Um marco histórico para Lucas do Rio Verde. Poder viver esse momento junto com os pioneiros que contribuíram para construir essa linda história. O espaço está muito bem organizado e vale a pena vir ser visitado pela população”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

Na ocasião, o prefeito recebeu das mãos da salvaguarda e pioneira do município, Vera Carpenedo, documentos históricos que estavam guardados para compor o acervo do museu no dia da sua inauguração. Além disso, foi realizado também a assinatura do decreto de tombamento da Casa de Pedra, se tornando agora Patrimônio Histórico e Cultural de Lucas do Rio Verde.

A cerimônia de entrega contou também com a presença de autoridades, convidados, sociedade civil e de pioneiros luverdenses, que se emocionaram ao relembrar momentos especiais ao ver o acervo reunido no local.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

“Pra mim é um grande acontecimento. Cheguei aqui há 42 anos, quando só tinha o cerrado, então muitas coisas que estamos mostrando hoje a gente presenciou. É um passo gigantesco no nosso município, temos a nossa história real para mostrar aos jovens que nascerem daqui pra frente e aos que não conhece”, contou o pioneiro Sebastião Garcia Costa.

Agora, a Casa de Pedra se torna sede do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, um local aberto para visitação pública, de referência para a população e turistas terem a oportunidade de conhecer a história do Município, a partir das narrativas históricas e exposições museológicas. 

“Estou muito feliz! Era um compromisso da gestão entregar um espaço para assegurar que a história dos luverdenses sejam contadas pelas próximas gerações. Convido a todos que venham conhecer o museu e saber mais sobre o município, tenho certeza que irão se surpreender”, finalizou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

O Museu Histórico de Lucas do Rio Verde está localizado na Rua Santa Fé, s/nº, no centro da cidade. O espaço funcionará de quarta a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 20h. A entrada é gratuita.

 

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Prefeitura entrega revitalização da praça do Jardim Primaveras

Published

on

A população do Jardim Primaveras prestigiou nesta sexta-feira (28), a entrega da revitalização da praça do  bairro. Dentre as melhorias, realizadas pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o espaço recebeu um novo campo, com gramado sintético.

A revitalização inclui a instalação e ampliação do parque, quadra de areia, quadra de Streetball e paisagismo.

O prefeito Miguel Vaz destacou o cuidado e zelo que a comunidade tem com a praça, que está sempre ocupada por crianças e pessoas de todas as idades. 

“Me enche de satisfação poder trabalhar em prol de fazer aquilo que são as demandas da sociedade. Então entregar a praça é colher os frutos, porque vemos aqui as crianças e os jovens se divertindo. E percebemos que realmente as pessoas cuidam da praça ”, disse o prefeito.

Para comemorar a entrega da nova praça, uma partida rápida de futebol foi registrada. Participaram do jogo, autoridades como o prefeito Miguel Vaz, a Guarda Civil Municipal e outros convidados.

“Pintamos todos os espaços, aonde tem área de caminhada específica, os brinquedos, foi construída uma quadra de areia nova para que a população possa jogar o voleibol, quadra de street separada, quadra de futsal. Tudo isso, para que mais pessoas possam aproveitar ao mesmo tempo desse espaço. O investimento foi grande aqui no espaço, mas a comunidade merece”, acrescentou o secretário de Esporte e Lazer, Andre Matto.

Outras praças da cidade estão passando por melhorias para atender os bairros. Assim como o campo do bairro Rio Verde, que recebeu revitalização e foi devolvido a comunidade e a praça do bairro Tessele Junior que também teve várias melhorias.

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Evento de combate à violência contra a mulher sensibilizou a cidade

Published

on

Durante um dia inteiro de palestras e apresentações culturais, ocorrido na sexta-feira (28), mulheres luverdenses se uniram no evento “Elas Têm Poder”, do Instituto Harrison Ribeiro com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, para a conscientização do combate a violência doméstica. De acordo com a organização, quase 300 pessoas se reuniram no Clube do Idoso De bem com a Vida, local escolhido para  o evento.

Um testemunho emocionante abriu o evento, da Aline Silva Araújo, vítima de agressões físicas, psicológicas e patrimonial.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, foi a anfitriã do evento. “Ficamos muito felizes quando recebemos a visita do Instituto aqui e saber que nós somos um dos 16 municípios, e o primeiro a ser aplicado o projeto. Vem ao encontro com os trabalhos que nós já realizamos aqui com a rede de enfrentamento. Nós temos que intensificar o nosso trabalho, conscientizar as pessoas e cada vez mais nos darmos as mãos. As mulheres precisam se unir mais e lutar pelos nossos direitos”, explicou. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Harrison Ribeiro, presidente do Instituto e idealizador do evento, agradeceu a oportunidade de abrir os trabalhos em Lucas do Rio Verde. “O sentimento é de muita alegria, porque a gente sabe que é um tema muito relevante. Nós temos uns índices tristes de violência contra a mulher. Então a gente fica feliz do movimento de ver que a gente pode fazer alguma coisa. Saber que a gente pode transformar essa realidade. Nós temos também, vai ter aplicativo para dar uma continuidade nisso. Uma rede para que a gente possa cada dia mais, essas mulheres, sentir seguras com saber que tem várias pessoas, as entidades, não só as OSCs, mas também as prefeituras, as empresas privadas, todos estão mobilizados a um só propósito, que é eliminar com esse índice tão triste que a gente vive hoje de violência contra a mulher”, esclareceu.

Para trabalhar a autoestima das mulheres, a apresentação do evento ficou por conta da humorista Comadre Sebastiana. Palestras motivacionais, de empreendedorismo e demais temas foram ministradas pelas organizadoras Consuelo Alves, Elaine Paes, Celma Griggi e Tais Nunes.

Todos os presentes no Elas Têm Poder receberam certificado digital de participação.

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários
Continue Reading

As mais quente