Cuiaba
Descarte ilegal de óleo é descoberto durante operação de limpeza urbana
A Prefeitura de Cuiabá intensificou nesta semana a limpeza das bocas de lobo na avenida Carmindo de Campos e, durante os trabalhos, as equipes se depararam com uma situação alarmante: diversas caixas de drenagem estavam contaminadas com óleo descartado de forma irregular, configurando crime ambiental. Ao todo, pelo menos seis bocas de lobo apresentaram acúmulo do resíduo, que segue diretamente para a rede de drenagem pluvial e, posteriormente, para córregos e rios, provocando sérios danos ao meio ambiente.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras, que além da limpeza está atuando na fiscalização e no encaminhamento das irregularidades aos órgãos competentes. O secretário adjunto de Obras, Mateus Silva Alves, afirmou que a situação encontrada é inadmissível e que medidas já estão sendo adotadas para responsabilizar os infratores.
“Isso que encontramos aqui é óleo puro dentro da rede de drenagem. É um crime ambiental e isso não pode continuar. Já acionamos a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Ordem Pública para verificar essa situação, porque esse material vai para o córrego e depois para o rio, causando um dano enorme ao meio ambiente”, declarou.
Segundo Mateus, além do descarte irregular de resíduos, outro problema grave são as ligações clandestinas de esgoto e de gordura feitas diretamente na rede pluvial, que não foi projetada para receber esse tipo de efluente. “O comerciante ou morador que tiver ligação errada, clandestina, precisa se regularizar. Quem não fizer poderá ser multado e penalizado. Não deixem chegar a esse ponto. Fazer a ligação correta é contribuir com a sociedade e com o meio ambiente”, reforçou.
As equipes constataram ainda que muitas bocas de lobo estavam completamente entupidas, o que aumenta o risco de alagamentos, mau cheiro e proliferação de pragas urbanas. O excesso de óleo agrava ainda mais o problema, pois dificulta o escoamento da água e compromete todo o sistema de drenagem.
A Prefeitura reforça que a limpeza e manutenção da rede é um trabalho contínuo, mas que depende diretamente da colaboração da população. O descarte correto do lixo, do óleo de cozinha e a separação adequada das redes de esgoto e drenagem são medidas essenciais para evitar prejuízos ambientais e transtornos urbanos.
“Talvez não consigamos conscientizar todo mundo, mas precisamos sensibilizar. Cada um fazendo a sua parte já ajuda muito. Descartar corretamente o lixo e o óleo evita transtornos, facilita nosso trabalho e protege os rios”, concluiu Mateus.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Saúde7 dias agoAnvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Saúde7 dias agoAgora Tem Especialistas lança em Manguinhos carreta de saúde da mulher
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
