Várzea Grande
Educação promove Oficina de Tecnologia para alunos da rede municipal
Iniciativa inédita em Várzea Grande vai ofertar, de forma acessível e de acordo com a faixa etária dos estudantes, atividades de focadas em Realidade Virtual, Robótica com Lego, Impressão 3 D e Círculos com Arduino
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) vai promover durante o período de férias escolares, a Oficina de Tecnologia, voltada aos alunos da rede municipal de Várzea Grande. A iniciativa inédita no Município vai atender até 440 alunos do dia 10 a 18 de julho no Núcleo de Educação Tecnológico (NET/VG).
De acordo com o secretário Cleiton Santana, a Oficina de Tecnologia vai contar com atividades para alunos de 8 a 14 anos, com foco em Realidade Virtual, Robótica com Lego, Impressão 3 D e Círculos com Arduino. “Cada oficina foi pensada para apresentar conceitos de forma acessível e divertida conforme cada faixa etária” explicou.
A oficina de Realidade Virtual (RV) vai possibilitar a exploração de ambientes imersivos com foco em preservação ambiental e experiências educativas.
A oficina de Robótica com Lego vai abordar a montagem e programação de robôs autônomos e de sumô, aprendendo conceitos de sensores, lógica e movimento.
A oficina de Impressão 3D terá como foco a criação e visualização de objetos tridimensionais.
Nas oficinas, os alunos desenham um modelo e poderão ver o objeto ser impresso ao vivo.
Já a Oficina de Circuitos com Arduino vai explorar a introdução à eletrônica básica e lógica de programação por meio da construção de um semáforo funcional com LEDs e botões.
Para a superintendente Pedagógica, Majô Dias, os ganhos educacionais podem ser expressivos, na medida em que os alunos puderem desenvolver o raciocínio lógico e pensamento computacional, o estímulo à criatividade, o trabalho em equipe e resolução de problemas. “O contato prático com ferramentas e linguagens usadas em profissões do futuro propiciam a ampliação do repertório em ciência, tecnologia, engenharia e matemática” pontuou.
Após o período de férias escolares, que teve início no dia 7 e termina no dia 21 de julho, além das oficinas na sala de aula fixa no NET-VG, as atividades continuarão com uma Sala de Aula Móvel. Uma carreta equipada com kits tecnológicos circulará semanalmente nas escolas, garantindo acesso das oficinas aos alunos da rede municipal de Várzea Grande.
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso7 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Polícia1 dia agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
