Política
Ex-juiz em Sinop assume TJMT, quer gestão “humanizada” e avanço em inteligência artificial
O novo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, pretende fazer uma gestão focada na valorização dos servidores e servidoras e na humanização da Justiça em todas as comarcas do Estado. Ele entrou em exercício a partir dessa quarta-feira e irá chefiar o Poder Judiciário de Mato Grosso pelos próximos dois anos.
União, transparência, fortalecimento da instituição e credibilidade à sociedade são alguns dos motes da gestão. Melhorar a qualidade dos serviços do Poder Judiciário como um todo, tanto internamente entre os servidores e as coordenadorias, quanto para os cidadãos e público externo também são anseios do presidente. “Nós temos que fazer um Judiciário único, de ponta a ponta. Nós temos que mostrar por que viemos e por que estamos aqui”, comentou.
Avançar em tecnologia também é um dos objetivos do desembargador, em modelos de trabalho em gabinetes de 1º e 2º graus, e também avançar na inteligência artificial.
Conhecido por sua atuação em defesa das causas ambientais, o presidente José Zuquim Nogueira tem uma longa trajetória como defensor da proteção ao meio ambiente. Por 17 anos, ele esteve à frente do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e em 2004 conquistou o I Prêmio Innovare – O Judiciário do Século XXI na categoria Juizado Especial.
O desembargador José Zuquim Nogueira é natural de Guaíra (SP), formou-se em Direito pela FIUBE – Faculdades Integradas de Uberaba, atual Universidade de Uberaba (MG). Ingressou na magistratura de Mato Grosso em 20 de dezembro de 1985, jurisdicionando nas Comarcas de Porto dos Gaúchos e Juara cumulativamente.
Passou pelas Comarcas de Sinop, Cáceres, Barra do Garças e Cuiabá, onde atuou na Vara Especializada do Meio Ambiente e no Juizado Volante Ambiental (Juvam) por 17 anos, marcando sua carreira na área ambiental com reconhecimento nacional.
Tomou posse como desembargador do TJMT em 5 de outubro de 2012, foi corregedor-geral da Justiça no biênio 2021-2022, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais e presidente do Comitê de Saúde do TJMT. A eleição para presidente se deu em sessão realizada pelo Tribunal Pleno no dia 10 de outubro de 2024.
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande5 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande5 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Esportes6 dias agoSinop recebe etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis a partir de sábado
-
Várzea Grande5 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
