Economia
Mato Grosso estreita relações comerciais com Arábia Saudita durante feira no Japão
O governador Mauro Mendes se reuniu com o embaixador da Arábia Saudita no Japão, Dr Ghazi, durante a Expo Osaka 2025, nesta segunda-feira (9). O objetivo do encontro foi estreitar relações tanto culturais, como comerciais.
Durante o encontro, Mauro Mendes destacou a importância de Mato Grosso no cenário mundial, como um dos maiores produtores de alimentos.
“Mato Grosso representa um terço de tudo que o Brasil produz em alimentos. Se fossemos um país, estaríamos entre a 6ª e 8ª posições entre os países que mais produzem no mundo. Nosso potencial é imenso, além de sermos o único Estado do Brasil que tem capacidade de aumentar sua produção, sem derrubar nenhuma árvore”, ressaltou o governador.
O embaixador mostrou as inovações em tecnologia que a Arábia Saudita desenvolve, as projeções de futuro para o país e a necessidade de estreitar relações com um Estado que produz alimentos como Mato Grosso. “Foi muito importante receber Mato Grosso em nosso pavilhão. Vamos estreitar relacionamentos tanto culturais, como comerciais”, reforçou.
O embaixador ainda mostrou para o governador o que o país está projetando para o futuro como a cidade Neom, que está em construção na região fronteiriça entre a Arábia Saudita, Jordânia e Egito. “Ela será uma cidade inteligente, linear, com uso de energia limpa e sem a necessidade de carros”, informou.

Troca de experiências
A comitiva do Governo também percorreu os pavilhões da Alemanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, Kuait, China e Brasil, para troca de experiências e também para encontrar soluções disruptivas que possam ser utilizadas no Estado.
Para os deputados estaduais Ondanir Bortolini, o Nininho, e Beto Dois a Um, é importante que o estado esteja voltando os olhos para os exemplos de desenvolvimento e inovação. “Além das oportunidades de abrir o comércio do Estado para os mercados da Ásia, Europa e Oriente, é fundamental aprender com quem tem anos de história e evolução social e econômica. Analisar o que funcionou para poder adaptar à nossa realidade”, ressaltaram.
Também compõem a comitiva do Governo os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), César Roveri (Segurança Pública) e Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), e o procurador do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar.
Agenda de terça-feira (10): a comitiva terá reunião com integrantes da Prefeitura de Osaka para tratar das cidades inteligentes.
-
Polícia5 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande2 dias agoParque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande
-
Polícia1 dia agoAção conjunta resgata animais e prende dois homens suspeitos por maus-tratos
-
Política6 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia5 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Polícia7 dias agoMotociclista morre após colisão com carro na BR-163 entre Matupá e Peixoto de Azevedo
-
Mato Grosso14 horas agoMulher é presa pela Polícia Militar após esfaquear o próprio irmão em Peixoto de Azevedo
-
Judiciario4 dias agoPiloto atropela trabalhadora durante evento em Cuiabá e é solto após fiança de R$ 5,6 mil
