Cidades
Meias trocadas marcam o Dia Internacional da Síndrome de Down no CEMEIS Caminhos do Saber
Com o tema “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!”, alunos, professores e colaboradores do Centro Municipal de Educação Infantil Caminhos do Saber realizaram nesta sexta-feira, 21 de março, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa visa promover a inclusão e a conscientização sobre a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, uma condição genética da síndrome, referenciada também por T21.
A programação foi marcada pela campanha “Muitas Meias”, originalmente chamada “Lots of Socks” convidando a comunidade escolar a usar meias coloridas e trocadas, simbolizando a beleza da diversidade e a singularidade do diferente. Atividades como roda de conversa, contação de histórias, desfile de meias e dinâmicas interativas, foram utilizadas para demonstrar o protagonismo e contribuições das pessoas com Síndrome de Down em aspectos educacionais, sociais e profissionais.
A coordenadora educacional Isis Calil, destacou a relevância da programação que ajuda a contribuir na formação das crianças para o entendimento de que a sociedade pode ser mais justa, solidária e acolhedora. “Foi um momento de aprendizagem transformado em divertido em que pudemos explicar às crianças que a Síndrome de Down não é uma doença e que ser diferente também é natural. A pessoa com T21 pode fazer amigos e ter sua participação ativa na sociedade”.
Desde 2013, o Município, por meio da Secretaria de Educação (Semed), oferta vagas para alunos especiais, da educação infantil ao fundamental II, através do Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão da Educação Especial de Sorriso (CEMAIS). Além do suporte educacional à educação especial, na perspectiva inclusiva, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, fonoaudióloga, psicopedagogas, professora especialista em braile e professora especialista em libras que ajudam na identificação das necessidades educacionais específicas, na orientação aos professores, estudantes, na transposição de barreiras, na garantia de estratégias que promovam aprendizagem, em melhorias na qualidade de vida e saúde e atenção permanente dos pais.
A secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, enfatiza que é necessário destacar a importância do papel da escola na luta contra o preconceito e a discriminação. “A educação é a base para a transformação social. Como educadores, precisamos estimular a convivência respeitosa dentro e fora da escola e reforçar que valores como amor, empatia e solidariedade contribuem para que pessoas se sintam valorizados e pertencentes a nossa sociedade”, finaliza.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Polícia6 dias agoPF investiga como brasileiras são atraídas por esquemas de tráfico de mulheres; Bibiana Bitello é citada
-
Polícia5 dias agoMulher é presa por suspeita de aplicar golpes no comércio da região do Cristo Rei
-
Saúde6 dias agoGestantes de áreas vulneráveis tem risco maior de perder bebê
-
Polícia2 dias agoBlitz prende dois condutores embriagados e remove 48 veículos em avenida central
-
Esportes7 dias agoDefinido cronograma com 10 corridas na estreia do autódromo internacional em Cuiabá
-
Política5 dias agoCoronel Assis cobra transparência da Energisa e questiona destino de recursos arrecadados em Mato Grosso
-
Cidades6 dias agoPrefeitura de Sinop faz manutenção nas ruas da Comunidade Fátima
-
Polícia19 horas ago
Mãe é sequestrada, torturada e baleada pelo CV em Várzea Grande; filha está desaparecida
