Mato Grosso
Novo documentário da TVAL resgata a história do Corpo de Bombeiros
Mais do que heróis e heroínas, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMT)é feito por pessoas. Filhos e filhas, pais e mães que saem todos os dias de sua casa para trabalhar sem saber os desafios que terão que enfrentar para honrar o compromisso de salvar vidas. É isso que o documentário “Vidas: 60 anos do Corpo de Bombeiros”, lançado nesta quinta-feira (28), traz ao contar a história da Corporação pelas vozes que quem vive ou já viveu o dia a dia de um resgate. Produzido pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e pela TV Assembleia (TVAL), “Vidas” já está disponível na internet e será exibido ao longo da programação da TVAL.
A fundação em 1964, ainda como um braço da Polícia Militar, as lutas para conquistar mais autonomia, a emancipação em 1994, os salvamentos e os resgates que entraram para história não só da Corporação, mas do estado e do país. Tudo está registrado de uma forma muito sensível e, ao mesmo tempo, leve, no documentário.
O comandante-geral do CBMT, coronel Flávio Gledson, destacou a importância do registro para contar a história da instituição. “Este ano completamos 60 anos e este documentário é alusivo a isso, uma forma de fortalecer a cultura institucional, trazer os militares da reserva para dar essa sensação de pertencimento, pois foram eles que construíram o temos hoje. E, com a parceria da TV Assembleia, conseguimos fazer isso com qualidade”.
O tenente-coronel Heitor Souza, que atuou na produção do documentário ao lado da equipe da TV Assembleia, destacou o olhar profissional do diretor Anderson Sartori, servidor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na seleção das histórias e na edição do material. “Tínhamos um pré-roteiro e o Anderson foi fundamental para recortar o melhor de cada história, colocar a trilha, dirigir o material para chegar até aqui. Não esperávamos um material tão completo como esse”.
Anderson Sartori conta que o documentário traz o olhar humano do profissional que está além da farda e como isso fez com que a Corporação chegasse onde chegou. “Nossa missão era chegar ao final do documentário e as pessoas entendessem porque esses profissionais se doam tanto”.
Com emoção nos olhos, Elindes Pereira dos Santos pode ver a história da qual faz parte eternizada na tela do cinema. Ele foi um dos 42 oficiais da Polícia Militar que participaram da fundação do Corpo de Bombeiros, em 1964, e conta essa história no documentário. “Éramos pessoas corajosas e hoje me emociono ao lembrar as dificuldades que tivemos para seguir na função de bombeiros. Hoje é um orgulho ver a instituição estruturada, com escada Magirus, viaturas. Estou muito feliz em ver tudo isso no documentário”.
O documentário também dá voz às mulheres que hoje fazem parte da corporação. Mas nem sempre foi assim. A coronel Luciana Brandão da Silva relembra que a entrada das mulheres passou por resistência e preconceito até que conseguissem “comprovar” que era possível e importante a participação das mulheres no Corpo de Bombeiros. “Apesar de todos os desafios, da distância física da minha milha, eu faria tudo de novo”, afirma a oficial.
O superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, agradeceu toda a equipe TV que se empenhou para fazer o documentário e destacou a importância da TV pública em registrar, documentar e transmitir conteúdos que são de utilidade pública. “Por meio de parcerias como essa com o Corpo de Bombeiros, conseguimos cumprir nossa missão enquanto emissora pública de informar, educar, documentar”.
O documentário “Vidas: 60 anos do Corpo de Bombeiros” será exibido na TV Assembleia, canal 30.1, nesta quinta-feira (28), às 22h30, e no sábado (30), às 18h. O material também está disponível no canal da TV Assembleia no YouTube.
-
Várzea Grande6 dias ago
Justiça Eleitoral Suspende Partido Verde de Várzea Grande: Futuro Político da Legenda Fica Incerto para 2025
-
Esportes7 dias ago
Jogador de Lucas do Rio Verde vence maior competição de poker e ganha R$ 3,5 milhões
-
Várzea Grande7 dias ago
Flávia Moretti Escolhe Jovem Advogado para Liderar a Procuradoria-Geral de Várzea Grande
-
Polícia6 dias ago
Operação conjunta apreende veículos roubados e 40 kg de drogas em MT
-
Polícia5 dias ago
MT-208: motorista capota picape após bater em cabeceira de ponte e atinge motocicleta
-
Judiciario5 dias ago
Com dívida de R$ 244 milhões, grupo do agro em MT divulga lista de credores
-
Cidades7 dias ago
Sinop: Secretaria de Trânsito fará leilão de veículos removidos e não reclamados
-
Política6 dias ago
Mauro se reúne com prefeitos eleitos e reeleitos de MT e orienta a serem eficientes para entregar obras e ações