Polícia

Novo Mundo: operação flagra garimpo ilegal em propriedade; área é arrendada por cooperativa de Alta Floresta; dois são conduzidos

Published

on


No último dia 07 de março, a equipe do Batalhão De Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), juntamente com a equipe de apoio da 15ª Companhia Independente de Força Tática do 2º Comando Regional, logrou êxito em flagrar um empreendimento de extração de minério operando ilegalmente durante a Operação Flora Hot Spot 2025.

No local, a equipe foi recebida pelo responsável pelo funcionamento do empreendimento. Durante a entrevista, ele afirmou que o empreendimento possuía as licenças necessárias para operar. Contudo, não foi encontrada nenhuma documentação que autorizasse a lavra do solo.

Foto: Batalhão Ambiental

O empreendimento está localizado no interior de fazenda no município de Novo Mundo, norte do estado.

Conforme informações repassadas, a propriedade é arrendada para uma cooperativa de pequenos mineradores de ouro e pedras preciosas de Alta Floresta, que responde pela atividade de extração mineral, a qual ocorria no momento da fiscalização.

Foto: Batalhão Ambiental

Prosseguindo com a fiscalização, foram localizados mais de um ponto de mineração, ambas estavam localizadas no interior da referida propriedade e em pleno funcionamento.

Em cada um dos pontos, após a ordem de parada, as máquinas encontradas (retroescavadeira, motobomba, gerador) foram devidamente catalogadas e apreendidas, conforme o termo de apreensão, ficando a prefeitura municipal de Novo Mundo como fiel depositária.

Adicionalmente, a equipe realizou buscas pelo local, mas nada de ilícito foi encontrado. Consultando os sistemas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), realizando fotointerpretação e patrulhando o local, foram observados mais 5 (cinco) cavas (locais onde é realizada a mineração), porém, estas não estavam sendo garimpadas.

Além disso, a equipe encontrou um poço tubular e ao questionar o responsável sobre se havia outorga para o uso da água, foi respondido que não.

Toda a área degradada foi embargada.

Os dois homens abordados no local da mineração foram conduzidos à repartição policial competente para as providências cabíveis que o caso requer.



Fonte: Notícias Exata

Comentários
Continue Reading
Advertisement

CIDADES

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

MATO-GROSSO

Advertisement

GRANDE CUIABÁ

As mais lidas da semana