Cuiaba
Prefeito de Cuiabá discute implantação do método APAC com o Ministério Público

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu em seu gabinete, na quarta-feira (11), a procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Execução Penal (CAO-EP) do Ministério Público do Estado (MPMT). O encontro teve como objetivo a apresentação de um projeto-piloto para a implantação do método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) na capital.
Além da apresentação técnica, a reunião foi marcada pelo estreitamento de laços entre o Executivo municipal e o Ministério Público. Abilio propôs parcerias que envolvem desde o uso da mão de obra dos reeducandos em projetos ambientais, como o plantio de árvores em Cuiabá, até a inclusão dos filhos das reeducandas em programas sociais como Siminina e Siminino. O prefeito enfatizou a necessidade de proteger essas crianças com ações estatais para evitar que sejam marginalizadas ou cooptadas pelo crime organizado.
Encantada com as propostas, a procuradora elogiou a sensibilidade do prefeito e classificou a abertura da atual gestão como inédita. Ela prometeu que, nos próximos encontros, serão apresentados novos projetos para o fortalecimento da política de reintegração social em Cuiabá. Também participaram da reunião as secretárias municipais Francyanne Siqueira Chaves Lacerda (Segurança Pública) e Juliana Chiquito Palhares (Ordem Pública).
A APAC é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em São Paulo na década de 1970, que busca a humanização das penas e a reintegração social de condenados. O método é pautado em disciplina, espiritualidade, trabalho e valorização humana. Há um projeto em andamento para a construção de uma unidade feminina da APAC em Cuiabá, voltada exclusivamente às mulheres reeducandas.
Com esse diálogo aberto, a gestão municipal sinaliza um novo capítulo na política de execução penal da capital mato-grossense.
#PraCegoVer
A imagem principal mostra o prefeito de Cuiabá de costas, ouvindo a procuradora do MPMT. Eles estão em uma mesa oval durante a apresentação dos projetos do MP-MT sobre o método APAC.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cidades6 dias ago
VÍDEO
-
Cidades6 dias ago
VÍDEO
-
Saúde5 dias ago
Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses
-
Política7 dias ago
Comissão da agropecuária vota projetos de lei e ofícios do Intermat
-
Saúde4 dias ago
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
-
Política Nacional5 dias ago
Lula diz que Motta descumpriu acordo e derrubada do IOF foi absurda
-
Mato Grosso4 dias ago
Deputados estaduais representam Mato Grosso no 13º Fórum Jurídico de Lisboa
-
Economia6 dias ago
Extra Máquinas celebra 5 anos da sua divisão de transporte com comboio até Sinop