Cidades
Secretaria da Mulher e da Família intensifica a prática do Cí…
A prática de promover a resolução pacífica de conflitos, por meio do Círculo da Paz, tem sido uma ferramenta contínua na Administração Municipal. Desde março deste ano a Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) tem promovido rodas de conversas do Círculo da Paz nas demais secretarias e também no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). Até o momento já foram desenvolvidos 30 círculos com 350 participantes.
“Desde que iniciamos o trabalho em março, nosso foco está na valorização da mulher; a intenção é debatermos o tema com todos os setores para na sequência trabalharmos outras temáticas de forma contínua”, frisa a secretária da Semfa, Mara Fernandes.
A iniciativa utiliza a metodologia dos círculos de paz para dar voz aos participantes, proporcionar a igualdade, resgatar a cultura do diálogo e da pacificação social, fazendo o uso da interação em grupo, oficina técnica de meditação e exercícios de resolução de conflitos.
“O círculo de construção de paz é uma ferramenta que visa cultivar ambientes onde o respeito mútuo e o entendimento florescem. Por meio de dinâmicas interativas, momentos de fala, escuta e discussões enriquecedoras, os participantes ressaltam a importância do diálogo, empatia, amizade e respeito”, destaca Mara.
Desde 2024 a ferramenta vem sendo usada pela Secretaria de Educação para debater o bullying nas escolas. E, a partir de 2025, com a Secretaria da Mulher e da Família e a parceria com a Escola de Gestão, a prática passou a ser aplicada nas demais pastas. Na Saúde, as rodas também tem sido realizadas de forma contínua com apoio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies).
“O Círculo da Paz é uma ferramenta valiosa e aplicada inclusive pelo Tribunal de Justiça que trouxe a metodologia para o Município e a aplica dentro do programa de Justiça Restaurativa e, agora, estendemos o alcance da prática para a Administração Municipal”, pontua Mara.
Vale lembrar que a iniciativa visa promover o diálogo e a resolução de conflitos de forma pacífica e colaborativa, com foco na participação ativa das partes envolvidas.
Curso para mediadores
O Cejusc de Sorriso, em parceria com o Núcleo da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Nugjur), irá realizar na próxima quarta-feira, 21 de maio, a palestra/aula inaugural “Processos Circulares como Ferramenta Pedagógica”. O evento inicia às 14 horas e será realizado no Plenário do Júri da Comarca de Sorriso, a intenção é dar continuidade aos trabalhos da Justiça Restaurativa com a promoção da conscientização e discussão dos processos circulares como proposta em diversas áreas. Interessados em realizar a formação podem procurar o Cejusc.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sorriso
-
Polícia6 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande3 dias agoParque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande
-
Polícia2 dias agoAção conjunta resgata animais e prende dois homens suspeitos por maus-tratos
-
Política6 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia6 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Mato Grosso1 dia agoMulher é presa pela Polícia Militar após esfaquear o próprio irmão em Peixoto de Azevedo
-
Judiciario5 dias agoPiloto atropela trabalhadora durante evento em Cuiabá e é solto após fiança de R$ 5,6 mil
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
