Cidades

Sindicatos repudiam ataque contra fiscais do Indea e Mapa e acionam MPF

Published

on


O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) emitiram uma nota de repúdio após o ataque sofrido por um casal de servidores, do Indea e do Mapa,  em Alta Floresta (a 789 km de Cuibá), que tiveram o alojamento atacado com diversos disparos de arma de fogo, na madrugada dessa quarta-feira (08). Segundo as entidades, o Ministério Público Federal (MPF) foi acionado e acompanha o caso.

Os sindicatos afirmaram que o ataque seria uma retalhação ao trabalho desenvolvido pelos servidores nas fiscalizações agropecuárias. Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que o suspeito, em uma moto, para em frente ao alojamento e atira diversas vezes contra o muro de blindex.

Reprodução

ataque casa indea mapa

“Os sindicatos, assim que tomaram conhecimento da situação, prontamente se colocaram à disposição dos servidores envolvidos, oferecendo todo o apoio necessário. As entidades sindicais reafirmam seus compromissos em auxiliar os filiados nas providências legais e no que for necessário para garantir a segurança e a integridade dos profissionais”, destaca a nota.

Ainda de acordo com a nota, episódios semelhantes, com indícios de retaliações e até agressões contra fiscais devido ao exercício de suas funções, têm ocorrido com frequência. “Exemplo disso, foi o tiroteio ocorrido em Colniza, no dia 06 de dezembro de 2024, onde um sargento da Polícia Militar foi alvejado com 8 tiros, enquanto fazia a segurança de fiscais do Indea que realizavam a apreensão de um caminhão irregular”, diz trecho da nota.

Diante de tais situações recorrentes os sindicatos levaram a situação para o conhecimento do MPF, que acompanha o caso, mantendo tratativas para discutir medidas preventivas.

“O Sintap/MT e o Anffa Sindical, repudiam veementemente qualquer forma de violência ou intimidação e reforça que estão vigilantes a qualquer tipo de tentativa que ameace a segurança dos servidores ou a integridade da carreira, buscando sempre a proteção e o fortalecimento da categoria”, conclui.





Fonte: RDNews

Continue Reading
Advertisement

CIDADES

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

MATO-GROSSO

Advertisement

GRANDE CUIABÁ

As mais lidas da semana