Política
Transição de gestão e orientações sobre contas da Saúde marcam último dia do seminário de formação técnica
A importância organizacional das contas da Saúde foi o tema central do último dia do Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento, que teve início na segunda-feira (15) e se estendeu até sexta-feira (19), abordou também a gestão e fiscalização de contratos, estratégias para alcance de bons índices na Saúde e o uso da tecnologia no segmento.
Integrante do painel que abordou as “Orientações Contábeis sobre Saldo em Contas”, a secretária-executiva do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Ana Paula Louzada, ressaltou a importância do planeamento para o gerenciamento das contas da Saúde durante trocas de gestão.
“É preciso finalizar a gestão e realizar a transição com qualidade, havendo ou não troca do prefeito, como é previsto na Legislação. Também devemos nos atentar para que o processo de encerramento leve em consideração o quadro de pessoal e as licitações, evitando assim prejuízos e garantindo a eficiência dos recursos”, salientou.
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| O evento foi realizado no auditório da Escola Superior de Contas de segunda a sexta-feira (19). |
A secretária-executiva ressaltou ainda a necessidade de o Conselho Municipal de Saúde ter todos os processos administrativos registrados e fazer essa transição de forma pacífica. “É preciso ter transparência das informações, que a Saúde esteja organizada tanto para o gestor que sai, como para o que entra, pois a Saúde não para, precisamos garantir que o serviço continue e com qualidade.”
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde. |
Na ocasião, a secretária municipal de Saúde de Juruena, Vânia da Silva Gomes Rocha, frisou a relevância do Seminário. “Na minha equipe tem pessoas que estão começando agora e pessoas quer atuam no segmento há mais de 20 anos, essa é uma oportunidade de atualizar aqueles que já estão há muito tempo e ensinar os que estão chegando. Também é muito importante para mim, como secretária, porque mesmo que eu não vá atuar diretamente nas solicitações, estou a todo o tempo participando dos processos, tenho que saber o que está acontecendo.”
O Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde foi realizado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), e contou com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande7 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande7 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande6 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira


