Mato Grosso
Wilson Santos destaca programa “Solo Vivo” que vai fomentar a cadeia produtiva de MT
O evento contou com a presença de autoridades políticas e representantes de entidades públicas
Foto:
Samantha dos Anjos
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) partiicpou, no sábado (24), no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, da solenidade de lançamento do programa Solo Vivo, iniciativa do governo federal voltada à recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento da agricultura familiar. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Mauro Mendes (União), do ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, representantes de entidades públicas, além de outras lideranças políticas do Estado.
“Mato Grosso recebe o programa Solo Vivo para fortalecer a nossa cadeia produtiva. Essa é a oportunidade para mudar a cara da reforma agrária. Eu fiz questão de prestigiar este evento e torcer para que não só beneficie esses dez assentamentos do Estado, como, também, dê certo para alcançar outras regiões em todo país. Foi um dia histórico para a reforma agrária, onde o solo será corrigido e permitirá o aumento da produtividade do trabalhador do campo, gerando renda e levando o alimento de qualidade na mesa do cidadão. Esses investimentos chegam em boa hora para quem vive da terra”, disse o parlamentar.
Wilson Santos tem acompanhado de perto os avanços e os desafios dos assentamentos mato-grossenses desde o início de sua trajetória política. Ele ressaltou a importância de políticas públicas que incentivem a permanência das famílias no campo. “A sucessão rural passa necessariamente por condições de trabalho adequadas. Quando o jovem vê que é possível produzir com dignidade, ele permanece no campo e dá continuidade ao legado da família”, avalia.
Durante a cerimônia, o presidente Lula oficializou a entrega de maquinários agrícolas – pá carregadeira, dois tratores, uma calcareadeira e duas grades aradoras por município contemplado – e anunciou investimentos voltados ao aumento da produtividade nos assentamentos rurais. Em Mato Grosso, dez assentamentos serão contemplados nesta primeira etapa em que o governo federal destinará R$ 42,8 milhões ao programa para atender os municípios de Campo Verde, Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.
O programa Solo Vivo envolverá a parceria do MAPA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT (FNADIF).
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Esportes7 dias agoApós recesso, Mixto feminino retoma treinos e inicia preparação para duelo contra o Palmeiras
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Várzea Grande5 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
