Política
Em parceria com o CRO-MT, MT instala a 1ª Frente Parlamentar da Odontologia do Brasil
uma iniciativa inédita no país, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, nesta quarta-feira (14), a primeira Frente Parlamentar da Odontologia do Brasil. A instalação foi realizada a pedido do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), por meio da presidente Dra. Wânia Dantas, em diálogo com o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), desde o ano passado.
O objetivo da frente é promover o fortalecimento e a valorização da classe odontológica por meio de políticas públicas, com foco na valorização dos profissionais, ampliação do acesso aos serviços e bem-estar da população.
Para isso, a Frente Parlamentar da Odontologia será composta, inicialmente, por cinco deputados: Carlos Avallone (coordenador-geral), Gilberto Cattani, Júlio Campos, Valmir Moretto e Dilmar Dal Bosco.
“Essa frente parlamentar é um marco para a odontologia em Mato Grosso e no Brasil. Desde o ano passado, vínhamos dialogando com o deputado Carlos Avallone sobre a importância de criar esse espaço. Fizemos uma fiscalização inédita nos 142 municípios do Estado, levantando dados detalhados sobre a realidade das unidades odontológicas, com indicadores que vão desde a estrutura física até as condições de trabalho dos profissionais. Esse material será essencial para subsidiar políticas públicas e ações efetivas. É o primeiro passo, e agradecemos por compreender a importância desse cuidado com a saúde da população e abraçar essa causa com tanta sensibilidade e agilidade”, afirmou a presidente do CRO-MT, Wânia Dantas.
Entre as principais metas estão a defesa do adicional de insalubridade de 40% para as equipes de saúde bucal, o fortalecimento do financiamento da atenção básica, a aquisição de aparelhos de laserterapia para unidades que atendem pacientes oncológicos e a atualização do rol de procedimentos odontológicos de alta complexidade pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para inclusão nos planos de saúde.
A proposta também prevê a criação de programas como o “Mais Dentistas”, para estimular a interiorização e fixação de profissionais em regiões de difícil acesso; a fiscalização da abertura de cursos de odontologia sem estrutura adequada; e o incentivo à pesquisa e inovação na área.
“O Conselho fez um trabalho brilhante de diagnóstico, visitando todos os municípios e mapeando a realidade das unidades odontológicas. Agora, com essa parceria entre o Legislativo e o Conselho, vamos usar nossa estrutura para dar visibilidade à importância da saúde bucal e propor soluções concretas. Essa frente nasce com o compromisso de atuar junto aos prefeitos, secretários e à sociedade para consolidar políticas públicas eficientes. Tenho certeza de que, com esse trabalho conjunto, vamos avançar muito”, afirmou o deputado estadual Carlos Avallone, coordenador-geral da frente.
Outras ações incluem campanhas educativas permanentes de prevenção, a entrega de kits de higiene oral junto ao material escolar no início do ano letivo e programas de Harmonização Orofacial (HOF) voltados a mulheres vítimas de violência.
Entre as propostas mais inovadoras está a criação de unidades móveis regionais de saúde bucal, em apoio às prefeituras mais carentes, além da proposta de criação de uma delegacia da saúde, voltada ao recebimento de denúncias nos setores de odontologia, nutrição, farmácia e outras áreas.

Ao final da reunião, os deputados e convidados assinaram o termo de instalação da frente, marcando oficialmente o início dos trabalhos do grupo.
“É uma iniciativa pioneira que já começa a inspirar outros estados, como São Paulo, que também instalará sua frente. Esse trabalho desenvolvido pelo CRO-MT, especialmente a fiscalização em todo o estado, é exemplo de dedicação e compromisso com a população. O Conselho existe, antes de tudo, para defender o cidadão, e essa articulação com o Legislativo vai beneficiar tanto os profissionais quanto, principalmente, a sociedade”, comemorou o conselheiro federal do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Samir Najjar.
Também representaram o CRO-MT no ato o tesoureiro, Dr. Roberto Maia; o procurador jurídico, Gustavo Amaral; e os membros da comissão parlamentar da frente: Dra. Dalissa Aparecida Silva Ferreira, Dra. Dariane Preza Graciozo e Dra. Adriana Cristina Carreto Pardal.
-
Saúde7 dias agoAnvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê
-
Mato Grosso5 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso2 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Saúde7 dias agoAgora Tem Especialistas lança em Manguinhos carreta de saúde da mulher
-
Várzea Grande4 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Várzea Grande6 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
