Cidades
Avenida XV de Novembro em Cuiabá terá monitoramento de 53 câmeras do Vigia Mais MT
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Associação dos Comerciantes da XV de Novembro firmaram uma parceria para instalar 53 câmeras de videomonitoramento 24 horas em toda a extensão da Avenida XV de Novembro, no Centro de Cuiabá, por meio do programa Vigia Mais MT.
A Sesp disponibilizou 43 câmeras, sendo uma do modelo Speed Dome e 42 do tipo Bullet, fixa. Outras 10 foram doadas pela associação e que serão integradas ao sistema de monitoramento do Vigia Mais MT. Até o momento, já foram instaladas 37 câmeras.
O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, classificou como vital a colaboração da associação com a Sesp para levar mais segurança tanto para os empresários, quanto para as pessoas que fazem compras na região comercial.
“Essa parceria entre o Estado e a iniciativa privada, por meio do programa Vigia Mais MT, propicia um eficiente sistema de monitoramento. Nessa parceria, a população, os empresários e o governo são beneficiados, com cada um cumprindo seu papel”, destacou.
O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Alessandro Pereira de Jesus, pontuou que o sistema de monitoramento beneficia a segurança na região, que registra um grande fluxo de pessoas.

“A nossa maior preocupação, nosso maior objetivo e cuidado, é a segurança pública da sociedade. A XV de Novembro é uma região de grandes comércios e a sociedade agora poderá tranquilamente fazer a sua compra, o passeio, porque também é um centro histórico com vários locais públicos de visitação, de lazer e prazer”, disse.
A instalação das câmeras doadas pela Sesp é de responsabilidade da Associação dos Comerciantes da XV de Novembro, que contratou a empresa Infinity Telecom. Além de ser vinculado com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), uma segunda central de monitoramento foi instalada no quartel do 1º Batalhão da Polícia Militar, onde terá acompanhamento de policiais do batalhão.
“Com esse sistema, a avenida XV de Novembro será a mais vigiada de Cuiabá. O monitoramento em primeiro plano será realizado no batalhão da PM, que terão operadores para fazer a verificação das imagens. Ao mesmo tempo, também é disponibilizado à Sesp, onde será feito monitoramento pelo Ciosp”, detalhou o diretor executivo da Infinity Telecom, Guilherme Moreira.
Além de monitorar as vias, uma das câmeras foi instalada de forma estratégica para monitorar o quartel do 1º Batalhão da PM, ampliando a segurança aos policiais durante 24h.
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso7 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Polícia24 horas agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande6 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
