Cuiaba
Cuiabá e TJMT definem segundo grande evento de capacitação sobre autismo
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a primeira-dama, Samantha Iris, e a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, se reuniram nesta segunda-feira (13) com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim, e a vice-presidente, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, para alinhar a realização do segundo evento de capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) neste ano. A nova edição do TJMT Inclusivo – Capacitação e Conscientização em Autismo será realizada no dia 5 de dezembro, em Cuiabá, e deve reunir cerca de 2 mil participantes, entre servidores públicos, profissionais de saúde e educação, familiares e pessoas autistas.
O evento contará com palestras de especialistas de renome, entre eles o neurologista Thiago Gusmão, referência nacional no tema. A ação é promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.
O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da união entre os poderes em prol da causa. “Tenho que agradecer muito ao Tribunal de Justiça e aos desembargadores por esse apoio. Durante muito tempo não se falava sobre o autismo, e hoje temos a oportunidade de defender essa pauta em espaços de poder. Esse trabalho de formação e conscientização é essencial, e o evento do dia 5 de dezembro será mais um marco dessa parceria”, afirmou.
O presidente do TJMT, José Zuquim, também ressaltou o comprometimento do Judiciário com políticas de inclusão. “Nós reconhecemos a importância desse trabalho e da dedicação da prefeitura. O autismo exige sensibilidade e preparo, e o Tribunal não mede esforços para contribuir com iniciativas que melhorem a qualidade de vida das pessoas com TEA e suas famílias”, declarou.
A desembargadora Nilza Maria reforçou que a capacitação cumpre uma diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Estamos atendendo à resolução que determina a formação de magistrados, servidores e também o esclarecimento da sociedade sobre o autismo. O objetivo é fortalecer essa política de atenção e ampliar o olhar sobre a inclusão”, afirmou.
Para a primeira-dama Samantha Iris, o encontro consolida um avanço importante. “A reunião foi essencial para alinharmos detalhes e reafirmar a parceria. É um passo significativo para capacitarmos profissionais e familiares, aproximando o poder público da causa autista. Cuiabá tem avançado e vai seguir com esse compromisso de inclusão e cuidado”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso4 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba6 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Polícia2 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande7 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande6 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande6 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
-
Várzea Grande7 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Várzea Grande6 dias agoDAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira
