CIDADES

Apresentação do Plano e roda de conversa marcam abertura da III Semana de Política Sobre Drogas

Published

on

A Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, judiciário e demais forças de segurança abriram a III Semana de Políticas sobre Drogas, na manhã desta segunda-feira (24), no auditório dos Pioneiros. A semana contará com ações de conscientização sobre os impactos das drogas na sociedade até o dia 28 de junho.

Durante a abertura, uma roda de conversa iniciou os trabalhos, envolvendo autoridades dos poderes executivo e judiciário. 

“Falar sobre drogas eu digo que sempre é muito difícil porque a gente ainda tem pessoas que não encaram muito de frente esse tema. A prevenção para evitar o uso dessas drogas se faz investindo em projetos, dando voz e vez para a cultura, para o esporte, para que a gente possa conscientizar os nossos adolescentes, as nossas crianças, da importância de estar envolvida com coisas boas. Há parcerias entre as secretarias e todas já desenvolvem bastante ações e, aqui hoje, ouvindo, eu tenho certeza que a gente vai fortalecer essas ações”, reforçou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

O atual presidente do Conselho Municipal de Política Sobre Drogas, Marco Antônio Mendes, apresentou o Plano Municipal de Política Sobre Drogas –  um documento estratégico elaborado por municípios para orientar ações e políticas relacionadas ao uso de drogas. Ele é desenvolvido com o objetivo de coordenar esforços, estabelecer diretrizes e metas específicas para lidar com questões como prevenção ao uso indevido de drogas, tratamento de dependentes químicos, redução de danos, reinserção social de usuários em recuperação e combate ao tráfico.

“A importância desse encontro é que ele se materializa na culminação daquilo que a gente planejou durante todo o ano e até mesmo para cumprir um dispositivo legal, no sentido de intensificar todas as ações que a gente pretende desenvolver durante o ano. Então, nesse momento a gente difunde, mobiliza, conclama a sociedade para integrar esse movimento de conscientização dos malefícios que a droga causa. Por isso, nós estamos chamando a sociedade a refletir e chamar para si a responsabilidade na conscientização, na construção de uma geração mais ciente desses prejuízos que a droga traz para todos nós”, completou o presidente.

A programação completa da III Semana de Política Sobre Drogas está disponível nesta matéria, em anexo. 

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

Comentários

CIDADES

Secretaria de Assistência Social realiza arraiá para melhor idade e convidados

Published

on

A turma da Melhor Idade da Secretaria de Assistência Social de Água Boa recebeu nesta quinta-feira (27), o grupo de Cocalinho-MT e juntos participaram de um grande arraiá na Associação dos Servidores Municipais (ASPM) de Água Boa, com muita música, dança e comidas típicas.

O ambiente foi carinhosamente decorado pela equipe para deixar a festança ainda mais bonita.

Teve casamento junino, civil e religioso, com direito a daminha, testemunhas, floristas, juíza de paz e padre, tudo preparado pela equipe de Água Boa.

Já o grupo de convivência da terceira idade de Cocalinho realizou uma linda apresentação de quadrilha tradicional, com participação de dois cadeirantes, deixando a mensagem da necessidade e beleza da inclusão social. 

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Serviço de Convivência trabalha a empatia  com crianças e adolescentes

Published

on

Empatia é a habilidade de entender a necessidade do outro, suas dores e suas alegrias. E para fortalecer esse tema, alguns polos que atuam com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos resolveram desenvolver atividades onde crianças e adolescentes vivenciam situações que resultem em atitudes solidárias, ajuda ou compartilhamento.

No polo do Jardim Eldorado, por exemplo, a orientadora social Renita Barros, trabalhou nesta semana, com o seu grupo de crianças e adolescentes, várias atividades, dentre elas a dinâmica da lata da empatia, modo de se comunicar com o colega, reutilização de material descartável e até o simples ato de molhar as plantas, como forma de observar a necessidade do outro.

“É importante que eles saibam que neste plano todos nós dependemos uns dos outros, e que é preciso não só enxergar, mas se solidarizar, ou seja, ter empatia, e se colocar no lugar daquele que necessita de um olhar atento. Essas atitudes, ainda que simples, também são uma forma de amor ao próximo”, destacou a orientadora.

Renita lembra que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos não só trabalha essa temática, com a coloca em prática durante todos os encontros realizados. “As crianças e adolescentes participam ativamente das rodas de conversas onde vários assuntos são colocados em pauta, dentre eles o respeito pelo mais velhos, aos pais e educadores. Em nossas atividades, todos os materiais usados nas tarefas propostas para o dia, são compartilhados entre todos. E essas atitudes com certeza irão impactar de forma positiva a realidade ao nosso redor, pois crianças bem orientadas serão adultos mais conscientes”.

Em relação ao meio ambiente, as crianças aprenderam que as plantas necessitam de água para se manter vistosas e alegres e que o ato de regá-las também é um ato de amor. “E essa é uma forma de empatia ao meio ambiente. Assim como limpar a calçada e juntar os lixos, tarefas que podem ser realizadas por qualquer pessoa”, observou a orientadora.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Bernadete Miranda, disse que todos os eixos temáticos são trabalhados com muita responsabilidade e em todos os polos de atuação. “Temos uma equipe bastante ativa e todas realizam o seu trabalho de forma eficaz, tanto nos grupos de crianças e adolescentes como de idosos também. E esse é o nosso trabalho tem sido referência para outros municípios. O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também tem a missão de auxiliar na manutenção de sentimentos, como cooperação, empatia, compaixão e gentileza e todos esses atos geram bem estar e felicidade, tanto para quem dá como para quem recebe”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Via: Agência Brasil

Comentários
Continue Reading

CIDADES

Prefeitura inaugura Centro de Atendimento Multiprofissional

Published

on

A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis deu um passo importante para a garantia da educação inclusiva no município, com a criação do Centro de Atendimento Multiprofissional (CENAM), localizado na Rua Andorinha, nº 922 no Bairro Olenka. O CENAM, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo o pleno desenvolvimento do aluno, focando na identificação de desafios que impactam o aprendizado e a adaptação escolar. Por meio de uma equipe multiprofissional qualificada, o centro oferece atendimento especializado para alunos da Rede Pública Municipal que apresentam:

  • Dificuldades acentuadas de aprendizagem;
  • Transtornos comportamentais;
  • Deficiências;
  • Transtorno do Espectro do Autismo;
  • Altas habilidades/superdotação.

As ações do CENAM se concentram em diversos aspectos que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos. “O CENAM é um sonho! Agora em um espaço próprio, poderemos melhorar ainda mais a qualidade da educação inclusiva, identificar situações de vulnerabilidade para assim superar as dificuldades de aprendizagem, com triagem e diagnóstico, como também promover a capacitação contínua dos nossos profissionais”, esclareceu a Secretária de Educação Elizelma dos Santos Silva.

  • Melhorar a qualidade da educação inclusiva: O centro garante a permanência dos alunos na escola, promovendo qualidade de vida, o convívio familiar e social, a saúde mental e o desenvolvimento socioemocional das crianças com necessidades especiais.
  • Identificar situações de vulnerabilidade: O CENAM atua na identificação de situações de vulnerabilidade social, garantindo os direitos sociais e a formação integral do cidadão.
  • Superar dificuldades de aprendizagem: O centro oferece atendimento especializado para crianças com dificuldades de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, que já esgotaram todas as possibilidades pedagógicas na escola.
  • Realizar triagem e diagnóstico: Através de triagens, o CENAM identifica dificuldades, limitações ou transtornos que podem afetar o processo de aprendizagem e desenvolvimento escolar.
  • Capacitar professores: O centro promove a capacitação de professores da rede municipal para a identificação, diagnóstico, acompanhamento e intervenção pedagógica em situações que exigem atenção especial.

A criação do CENAM representa um marco para a educação de Campo Novo do Parecis, demonstrando nosso compromisso da Prefeitura Municipal em garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades”, declarou o Prefeito Rafael Machado.

“Através do trabalho dedicado da equipe multiprofissional do Centro, espera-se que cada criança receba o suporte necessário para alcançar seu pleno potencial e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Além do atendimento no CENAM é realizada a busca ativa, ou seja, no lar desta criança quando ela não está freqüentando a escola ou nas demais situações de risco”, disse Diretora de Educação Especial, Marileusa Pereira.

Fonte: AMM

Comentários
Continue Reading

As mais quente