Política

Assembleia homenageia servidores que atuaram no posto de atendimento do TRE

Published

on


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), homenageou os servidores que trabalharam no posto avançado de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) instalado no Poder Legislativo durante os meses de abril e maio, em evento realizado na manhã de hoje (10) no gabinete da presidência da Casa de Leis.

Na ocasião, o posto eleitoral passou a funcionar visando intensificar as ações de regularização eleitoral, em função das disputas municipais que ocorrerão em outubro.

Durante a homenagem foram agraciados 39 servidores de diversas repartições da Casa. De acordo com informações de representantes do TRE, o posto da Assembleia Legislativa atendeu 2.790 pessoas.

“São homenagens para pessoas que fizeram um belíssimo trabalho de atendimento ao cidadão que necessitava dessa documentação. Essa foi uma das melhores equipes”, disse o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho.

“Esse trabalho desenvolvido em parceria com o TRE pode comprovar o aumento de quase cem mil novos eleitores em Cuiabá. A Assembleia Legislativa é um local por onde que passam cerca de duas mil pessoas por dia, então a disponibilização do espaço de atendimento da Justiça Eleitoral facilitou para pessoas que muitas vezes já vêm resolver uma outra situação no Espaço Cidadania. Temos, por exemplo, o serviço de confecção de RG, entre outros, e depois o cidadão já pode ser atendido também pelo TRE no mesmo local”, reforçou Botelho.

Para a servidora da Assembleia, Selma Aparecida da Costa, o mutirão foi de grande valia. “Para mim, foi uma honra ter participado desse trabalho em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, e hoje fomos gratificados com essa honraria pelo desempenho durante todo o período em que estivemos à frente do posto”, disse Selma.

De acordo com o chefe de triagem, Samerson Thiago Paes Cabral, o serviço na Assembleia foi bastante concorrido e, segundo Paes Cabral, a equipe correspondeu com o trabalho apresentado no período de atendimento.

“A participação da população foi muito boa e superou todas as estimativas programadas pela Assembleia e TRE. Podemos citar, por exemplo, que durante o atendimento normal atendíamos cerca de 300 pessoas, mas no último dia, esse número chegou a 600 pessoas regularizando suas documentações. Foi bastante gratificante para nós e valeu a pena ter participado desse mutirão”, afirmou Samerson.

A servidora do TRE, Jhomara Alves da Cruz Adoro, entende que o trabalho superou todas as metas definidas pela equipe técnica do TRE e Assembleia.

“Nossos funcionários renunciaram suas atividades no trabalho para ajudar a população regularizar suas documentações. Foi maravilhoso esses dias em que trabalhamos em conjunto com servidores da Assembleia. Essa homenagem reflete todo nosso desempenho, satisfação, alegria e gratidão no período em que estivemos à frente do posto. Tudo foi além do que esperávamos, uma dedicação exemplar”, revelou Jhomara.

Vale lembrar que, naquela ocasião, a unidade de atendimento foi uma parceria entre os dois órgãos e instalado no auditório Milton Figueiredo. Dentre os serviços ofertados foram o alistamento (primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, regularização do título cancelado, biometria, entre outras operações.

Confira os homenageados do posto atendimento TRE

Ana Paula Souza e Silva
Anderson Nascimento de Jesus

Armando Sussia Rosa

Aurilei Leite Virgolino

Brena Nayara Ferraz de Souza

Brenda Eduarda de Arruda Reis

Cláudia Avelino Novaes

Danilo Barros dos Santos
Ednei Neves de Pinho
Elisabet Zarpellon Fraga

Elizangela Sebastiana de Souza

Emmanuel Campos Alves

Eva Miquelina de Campos

Felipe Lemes Lopes Nascimento

Franciela Fernandes de Oliveira

Enivaldo Santana da Costa

Geovanna Karolina Schirings

Herllon Coelho de Lima Pommot

Ianey Benedito Ferreira Braga

Ivo Paulo Turinho Neto

Jaqueline Contti Nabarrete

Jhomara Alves da Cruz

João Batista da Silva Júnior

Kamila Boaventura Ferreira Minami

Leonardo Fontolan Castelhano Vieira

Leonardo Zidani dos Santos e Cunha

Márcia de Souza Santos

Maria Sulei Ferreira

Marlon Drany Barros

Paulo de Tarso Ormond Viegas Ferreira Mendes

Paulo Homero de Lima

Regiane Rodrigues Gusmão Alves

Richardson de Jesus Amaral Mello

Samerson Thiago Paes Cabral

Selma Aparecida da Costa Moreira

Simone de Moura Viana

Thiago Ferreira Silvério

Wilma Carla Chaves Figueiredo Seixas

Yallen Luiza Oliveira Campos






Política

Justiça Eleitoral de Várzea Grande concede liminar ao MDB por propaganda antecipada do PL

Published

on


A Justiça Eleitoral deferiu no final da tarde desta terça-feira (23), um pedido de tutela antecipada de urgência, proposta pelo Diretório Municipal do MDB de Várzea Grande. A decisão liminar determina que os pré-candidatos à prefeitura e à vice prefeitura de Várzea Grande pelo PL deverão cessar, de maneira imediata, a distribuição de panfletos com conteúdo classificado como de “cunho eleitoral”, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

E ainda remover, em até 24 horas, quatro publicações veiculadas nas redes sociais, também sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O Juiz Eleitoral Wladys Roberto Freire do Amaral afirma na decisão, “os representados, pré-candidatos ao comando do executivo municipal, em ato de caminhada ou passeata, distribuíram panfletos pelas ruas e avenidas desta cidade de Várzea Grande, contendo imagens pessoais e propostas de governo, além da interação com eleitores, concessão de entrevistas e ingresso no comércio local, em verdadeiros atos de campanha eleitoral”.

O magistrado ainda destacou que a propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto do ano da eleição, sendo toda a propaganda veiculada em período antecedente ao previsto em lei, considerada propaganda eleitoral antecipada. “No caso concreto, restou caracterizada a ilegalidade da conduta, decorrente da distribuição de panfletos de campanha eleitoral antecipada pelos representados.”





Continue Reading

Política

Abilio propõe revitalização do Morro da Luz e ações culturais no Centro Histórico

Published

on


O pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo PL, deputado federal Abilio Brunini, defende a criação da guarda municipal pela Prefeitura de Cuiabá, vindo a exercer uma atuação conjunta com a Polícia Militar com o intuito de preservar praças públicas dos bairros e o Centro Histórico.

“Nós precisamos ampliar significativamente a área de lazer em nossa cidade. Não apenas nos centros, mas nos bairros. Oferecer oportunidade às crianças e convivência para famílias. Naturalmente, quando se fala em lazer se fala também de segurança pública. Tem que colocar câmera e ter uma atuação conjunta da guarda municipal com a Polícia Militar até criar uma cultura de segurança. O poder público tem que criar e gerar segurança”, afirma.

Abilio propõe a expansão de ações culturais, permitindo assim a valorização dos espaços públicos, o que deve ser acompanhada de projetos de revitalização, por exemplo, do Morro da Luz, localizado no Centro de Cuiabá.

“A segurança favorece o desenvolvimento da cidade. O bom uso expulsa o mau uso. Se der bom uso ao morro da luz, a Praça da Mandioca, ao calçadão, teremos a preservação de uma história cultural. Isso se constrói estimulando um uso criativo com feira gastronômica e ações culturais”, conclui.

No Centro Histórico de Cuiabá é marcado por edifícios que foram construídos no século XVII, a maioria com características arquitetônicas coloniais, além dos estilos neoclássico e eclético. Igrejas, museus e memórias também são uma das atrações.





Continue Reading

Política

Ministério Público pede condenação de ex-assessor da AL por vídeo com ataques contra Lúdio

Published

on


O Ministério Público Eleitoral pediu a condenação de Guilherme Oliveira de Almeida, ex-assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, por propaganda eleitoral negativa antecipada contra o pré-candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral (PT). No parecer, desta segunda-feira (22), o órgão também solicitou que o vídeo com as acusações mentirosas e ataques pessoais, patrocinado por Oliveira, seja retirado das redes sociais.

A ação foi proposta pela Federação Brasil da Esperança depois que Guilherme Oliveira publicou e patrocinou o impulsionamento no Instagram e no Facebook. O vídeo também foi divulgado pelo Whatsapp. Na semana passada, o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Alex Nunes de Figueiredo, negou o pedido de liminar e manteve o material em circulação.

Guilherme foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa entre julho de 2019 e abril de 2024, e está filiado ao União Brasil, mesmo partido do presidente da Assembleia e pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá Eduardo Botelho.

A promotora eleitoral Lindinalva Correia Rodrigues destacou no parecer que o vídeo tem conteúdo eleitoral e acusa Lúdio de mentiras. Segundo entendimento Tribunal Superior Eleitoral (TSE) citado pelo Ministério Público, “a livre manifestação do pensamento não constitui direito absoluto, de modo que o discurso de ódio – que não se confunde com críticas ácidas e agudas – não deve ser tolerado, em resguardo à higidez do processo eleitoral, da igualdade de chances e da proteção da honra e da imagem dos players”.

“Desta feita, o Ministério Público opina pela condenação do representado ao pagamento de multa prevista, nos termos do §3º do artigo 36, da Lei nº 9.504/97, bem como, que seja determinada a remoção do vídeo publicado nos links indicados”, concluiu o Ministério Público.





Continue Reading

As mais lidas da semana