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Encontro de Carros Antigos destina alimentos para assistência social

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Quem passou pela rotatória da Prefeitura entre os dias 22 e 23, pôde contemplar e conhecer de perto carros que fizeram história no Brasil e no mundo, com o 1º Encontro Estadual de Carros Antigos. Entre os veículos, estavam automóveis, caminhonetes, caminhões, jeeps e até motocicletas que chamaram a atenção do público.

A movimentação começou logo cedo no sábado, com a chegada dos proprietários de automóveis e dos clubes de carros antigos da região. Ao todo foram expostos entre 400 e 450 veículos, com a participação de 24 clubes cadastrados no estado de Mato Grosso.

A organização ficou por conta do clube de carros antigos “Fortes Antigos Lucas do Rio Verde – MT”, que conseguiu reunir um grande público nos dois dias de exposição e com espírito de solidariedade, arrecadou alimentos para doação às famílias em vulnerabilidade social que são atendidas e cadastradas nos serviços da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

“Fizemos esse evento pensando justamente em trazer todos os que são amantes dos carros antigos aqui. E essa paixão também tem um fundo social de poder ajudar, é uma doação espontânea. O nosso cunho é a diversão e a união de todos”, acrescentou a integrante dos Fortes Antigos, Márcia Moura.

Márcia explica que também foi firmada uma parceria com o Rotary Club, uma colaboração que vem auxiliar o projeto do banco de cadeiras de roda. “O Rotary Club cuidou da parte de alimentação e venda de bebidas e o valor será revertido ao fundo que atende o projeto do banco de cadeiras de roda”, disse Márcia.

Centenas de luverdenses passaram pelo espaço aproveitando o sábado e o domingo voltado ao lazer.  A programação contou com atrações musicais no sábado a noite.


 

Fonte: Secom Lucas do Rio Verde

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Prefeitura inaugura Centro de Atendimento Multiprofissional

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A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis deu um passo importante para a garantia da educação inclusiva no município, com a criação do Centro de Atendimento Multiprofissional (CENAM), localizado na Rua Andorinha, nº 922 no Bairro Olenka. O CENAM, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo o pleno desenvolvimento do aluno, focando na identificação de desafios que impactam o aprendizado e a adaptação escolar. Por meio de uma equipe multiprofissional qualificada, o centro oferece atendimento especializado para alunos da Rede Pública Municipal que apresentam:

  • Dificuldades acentuadas de aprendizagem;
  • Transtornos comportamentais;
  • Deficiências;
  • Transtorno do Espectro do Autismo;
  • Altas habilidades/superdotação.

As ações do CENAM se concentram em diversos aspectos que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos. “O CENAM é um sonho! Agora em um espaço próprio, poderemos melhorar ainda mais a qualidade da educação inclusiva, identificar situações de vulnerabilidade para assim superar as dificuldades de aprendizagem, com triagem e diagnóstico, como também promover a capacitação contínua dos nossos profissionais”, esclareceu a Secretária de Educação Elizelma dos Santos Silva.

  • Melhorar a qualidade da educação inclusiva: O centro garante a permanência dos alunos na escola, promovendo qualidade de vida, o convívio familiar e social, a saúde mental e o desenvolvimento socioemocional das crianças com necessidades especiais.
  • Identificar situações de vulnerabilidade: O CENAM atua na identificação de situações de vulnerabilidade social, garantindo os direitos sociais e a formação integral do cidadão.
  • Superar dificuldades de aprendizagem: O centro oferece atendimento especializado para crianças com dificuldades de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, que já esgotaram todas as possibilidades pedagógicas na escola.
  • Realizar triagem e diagnóstico: Através de triagens, o CENAM identifica dificuldades, limitações ou transtornos que podem afetar o processo de aprendizagem e desenvolvimento escolar.
  • Capacitar professores: O centro promove a capacitação de professores da rede municipal para a identificação, diagnóstico, acompanhamento e intervenção pedagógica em situações que exigem atenção especial.

A criação do CENAM representa um marco para a educação de Campo Novo do Parecis, demonstrando nosso compromisso da Prefeitura Municipal em garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades”, declarou o Prefeito Rafael Machado.

“Através do trabalho dedicado da equipe multiprofissional do Centro, espera-se que cada criança receba o suporte necessário para alcançar seu pleno potencial e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Além do atendimento no CENAM é realizada a busca ativa, ou seja, no lar desta criança quando ela não está freqüentando a escola ou nas demais situações de risco”, disse Diretora de Educação Especial, Marileusa Pereira.

Fonte: AMM

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Abertura dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses 2024 emociona com superação e inclusão

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Na noite de quinta-feira, 27 de junho, o município de Várzea Grande brilhou ao sediar a abertura dos Jogos Paralímpicos Mato-grossenses 2024, um evento marcante que celebra a força, a determinação e a inclusão. Com mais de 300 pessoas envolvidas entre professores do esporte e atletas de 15 municípios de Mato Grosso, a abertura do evento foi no ginásio poliesportivo “Julio Domingos de Campos” (Fiotão), que é o Centro Paralímpico do Estado.

Os municípios participantes são: Alta Floresta, Alto Paraguai, Alto Garças, Brasnorte, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande. As competições vão até domingo, 30 de junho, abrangendo diversas modalidades como atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, badminton, halterofilismo e judô, divididas em categorias que vão do sub-11 ao absoluto.

A cerimônia de abertura foi um momento de grande emoção e simbolismo, com a entrada da tocha olímpica trazendo lágrimas aos olhos dos presentes. O atleta Miguel Wistoni, do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, iniciou o percurso da tocha. Miguel, que é cadeirante, utilizou um equipamento adaptado pela Federação Mato-grossense de Skate, e pode fazer o percurso em pé, mostrando que a tecnologia e a inovação podem transformar vidas.

Miguel passou a tocha para Maria Arruda Mux, de apenas 7 anos, uma atleta com síndrome de Down que já passou por três cirurgias cardíacas. Maria, que também é bailarina, encantou a todos com sua determinação e graça. Finalmente, a tocha foi entregue a Ana Carolina Duarte Ruas Custódio, uma atleta de 35 anos com deficiência visual. Ana Carolina, que já representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Atenas, Pequim, Londres, Rio de Janeiro e Tóquio, acendeu a pira olímpica, simbolizando o espírito de superação e inclusão que permeia o evento. Já o juramento do atleta, foi feito por Bruna Batista Neves, que possui dificuldade de locomoção.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, expressou sua satisfação em sediar os jogos: “Nós somos centro de referência em esportes paralímpicos dentro do Estado. Fazer esse acolhimento, ter essa integração com os pais e atletas, sem dúvida, contribui para o convívio e a saúde dessas pessoas. Para mim, como prefeito, é uma satisfação enorme ver a cidade não apenas realizando obras físicas, mas também promovendo políticas públicas inclusivas para todos os cidadãos”.

Silvio Fidélis, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, destacou a importância do evento para Várzea Grande: “Hoje, estamos recebendo os Jogos Paralímpicos com 15 municípios e mais de 180 atletas. Somos referência em educação inclusiva e temos o Centro Paralímpico com sete modalidades. Investimos no esporte porque acreditamos no poder transformador que ele tem”.

David Moura, Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e ex-judoca brasileiro, também se emocionou ao falar do evento: “É um dia muito especial. Entrei na Secretaria e compreendi a importância do Esporte Paralímpico na gestão. Conheço grandes ídolos do esporte paralímpico e ver mais de 180 atletas aqui é indescritível. Este campeonato estadual representa um marco, o início de um novo ciclo para o esporte paralímpico em nosso estado. Agradeço à Prefeitura de Várzea Grande pela parceria e a todos que tornaram este evento possível”.

Além das competições, os Jogos Paralímpicos Mato-grossenses 2024 servem como seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Este evento é uma celebração da diversidade e da capacidade humana de superar desafios, inspirando a todos com exemplos de coragem e determinação.

A competição esportiva que segue até domingo em locais de Várzea Grande e Cuiabá, reúne 180 atletas com deficiências física, intelectual e visual em disputas nas modalidades atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, badminton, halterofilismo e judô. Divididas por faixa etária, as disputas abrangem as categorias sub-11, sub-14, sub-16 e sub-18, com atletas de 9 a 17 anos. Haverá também disputas nas categorias adulto master (18 a 35 anos) e absoluto (36 anos ou mais).

Também prestigiaram a abertura o secretário adjunto da Secel-MT, Roberto Campos Correia Junior; a secretária-adjunta da Casa Civil de Mato Grosso, Claudia Cristina Ferraz; o conselheiro do Comitê Paralímpico de Mato Grosso, Marcino de Oliveira; o conselheiro do Conced-MT Alex Lili, o presidente da Federação de Desporto para Cegos, Udeilson Cezar de Arruda, os vereadores Pedro Paulo Tolares (presidente), Mauro Sergio Pereira, Braz Jaciro, Hilton Gusmão, Paulo Cezar Oliveira e Rosemary Prado. Além dos secretários municipais Cel Alessandro Ferreira (Defesa Social), Giorgio Gomes (Chefe de Gabinete) e Ismael Alves (Governo).

VÁRZEA GRANDE É REFERÊNCIA – A cidade de Várzea Grande, com seu compromisso com a inclusão e o esporte, acolheu de braços abertos atletas e espectadores, proporcionando uma experiência inesquecível e reafirmando seu papel como centro de referência em esportes paralímpicos no estado de Mato Grosso.

A superintendente de Esportes e Lazer de Várzea Grande, Anaíza da Silva Conceição, explicou que os Jogos Paralímpicos Mato-grossenses 2024 são mais do que uma competição; “é uma celebração da vida e da capacidade humana de se superar, inspirando a todos nós com exemplos de coragem e determinação”, disse. Também lembrou que o Centro Paralímpico capacita profissionais da educação física para ensinar alunos com deficiência em todo estado.

Rodrigo Rafael Pires da Silva, professor de educação física da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SMECEL), falou sobre o impacto transformador do esporte na vida de alunos com deficiência:

“O esporte é extremamente importante, especialmente o esporte inclusivo, porque traz um lado mais humano para as crianças. Observamos que nossos alunos e atletas evoluem não apenas no campo esportivo, mas também no social e educacional. Temos hoje atletas com deficiência intelectual que estão cursando e se formando na faculdade, e outros que iniciaram seus próprios empreendimentos. Tudo isso graças ao esporte, que promove inclusão e mostra que eles podem alcançar muito mais. Eles não ficam mais à margem; mostramos que podem ser bem-sucedidos não só no esporte, onde muitos já são medalhistas, mas também em outras áreas da vida”.

Em relação à formação de professores, o Centro Paralímpico também atua na capacitação, com programas desenvolvidos em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Prefeitura de Várzea Grande. “Recebemos professores de diferentes regiões, e os professores da SMECEL também participam de capacitações externas. Este ano, já participamos de duas formações em outros estados, ampliando nosso conhecimento e práticas inclusivas”, disse a superintendente Anaíza da Silva Conceição.

EXEMPLOS QUE EMOCIONAM E INSPIRAM – Danitieli Souza Cordeiro Estropa, mãe de Isabela Souza Estropa Gonçalves, de 12 anos, compartilhou a inspiradora jornada de sua filha. Isabela, que tem síndrome de incontinência pigmentar, também conhecida como síndrome Sandra Bloch-Susie Berg, e paralisia cerebral, começou a frequentar o Centro Paralímpico há um ano, após ser convidada por vários professores. Inicialmente, ela se dedicou à bocha, mas rapidamente encontrou sua paixão no atletismo. A prática esportiva trouxe inúmeros benefícios para Isabela, desde a socialização até melhorias significativas na saúde.

“Isabela já compete em nível nacional, tendo se tornado vice-campeã e estabelecido recordes nacionais no arremesso de peso em sua categoria. Além do arremesso de peso, ela também se destaca no arremesso de disco. A atividade física funciona como uma terapia que fortalece o corpo de Isabela, aumentando a massa muscular e regulando indicadores de saúde como colesterol e vitaminas. Nunca imaginei que teria uma filha atleta, estou orgulhosa dela e com o apoio constante da família, quero que ela continue a se desenvolver e a crescer como atleta. Os coordenadores e professores do centro apostam muito no talento de Isabela, e a família sempre garante que ela tenha a liberdade de decidir sobre sua participação nas atividades esportivas”, afirmou a mãe.

Kayenne Caroline Alves Pereira conheceu o projeto paralímpico através do professor Altemir, um dos coordenadores. Ela começou no judô e, posteriormente, descobriu o atletismo, onde encontrou sua verdadeira paixão devido à sua força física, que é bem desenvolvida por conta da sua deficiência. Desde o final de 2022, kayenne tem se dedicado ao atletismo, e hoje, ela vislumbra uma carreira profissional no esporte.

“Eu sempre gostei muito de esportes. Além de serem bons para a saúde, eles melhoram nosso dia a dia, a convivência com outras pessoas, promovem a inclusão e proporcionam muita diversão. Nunca vejo o esporte apenas como trabalho, mas também como um momento de lazer. A prática esportiva trouxe muitos benefícios para mim, tanto na inclusão social quanto na formação de novas amizades. Hoje sou mais independente, já viajei sozinha para uma competição, algo que antes parecia impossível. Meu primeiro treino de natação durou um mês e meio, e consegui o segundo lugar em São Paulo. Foi uma experiência que me deixou muito feliz,” compartilhou, destacando a importância do esporte em sua vida.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Via: Agência Brasil

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Município inaugura nova cozinha piloto

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A Prefeitura de Campo Verde, como parte das comemorações dos 36 anos de emancipação política e administrativa do município, inaugurou na manhã desta sexta-feira (28) as novas instalações da Cozinha Piloto, que é referência nacional no preparo da alimentação escolar. Construída anexa ao Centro Educacional Paulo Freire, o novo prédio leva o nome da pioneira e grande cozinheira Eunice Maria Fernandes, que faleceu em 2022.

Para a vereadora Alaene Francisca Fernandes, filha da homenageada, o momento foi de emoção e de muita alegria, pois a Cozinha Piloto simboliza o que era o ambiente preferido de dona Eunice, que tinha na fabricação de doces, biscoitos, bolos e bolachas, sua grande paixão. “O lugar que ela passou a vida toda foi dentro de uma cozinha fazendo o que ela mais gostava, que era cozinhar e receber as pessoas, como foi o pessoal recebido hoje aqui”, frisou.

A Cozinha Piloto Municipal foi implantada em 2000. O novo prédio é o resultado da reforma e adequação de 1,15 mil metros quadrados da antiga cozinha do Centro Educacional Paulo Freire e da construção de uma nova ala com 565,23 metros quadrados, num total de 1,72 mil metros quadrados. As obras foram realizadas com recursos do Município no valor de R$ 3,25 milhões.

Para a nutricionista-chefe da Cozinha Piloto, Liliane Citeli Cherubim, as novas instalações são a realização de um sonho. “Aqui eu tenho a certeza que vai atender todas as nossas necessidades, melhorando não só a merenda como também o espaço físico”, observou ela. “Aqui, só tem a cada dia a gente avançar a nossa merenda que hoje é referência nacional”, destacou. Nenhum tipo de alimento é distribuído sem a supervisão das nutricionistas.

Secretária municipal de Educação, Simoni Pereira Borges também destacou os avanços que as novas instalações proporcionarão. “Essa entrega é muito importante para esse campo da merenda escolar. Nós já temos uma cozinha piloto que é eficiente, mas o espaço e novos equipamentos vão dar condições para que a gente ainda melhore o processo de produção e de oferta, com todas as condições ambientais, sanitárias necessárias para a oferta dessa alimentação escolar que é superimportante”, disse ela.

A nova Cozinha Piloto, que produz em média 6 mil refeições e 3 mil pães diariamente, conta com espaços de armazenamento de produtos, depósito, área de carga e descarga, área de preparo e manipulação dos alimentos, câmara fria e padaria. 24 profissionais atuam na produção de alimentos que são distribuídos nas escolas da Rede Pública Municipal, APAE e Projeto Pão e Leite.

Ao concentrar a produção dos alimentos em um único local, o município garante economia e padronização da merenda servida aos alunos. “Sem dúvida nenhuma [esta]é uma entrega de qualidade, na qual Campo Verde sempre zelou por isso”, destacou a vice-prefeita Edna Queiroz da Silva. “E os pais entenderem que seus filhos estão tendo uma alimentação de qualidade”, completou.

A vice-prefeita enfatizou que a alimentação servida aos alunos respeita suas individualidades, com merenda diferenciada para quem tem algum problema de saúde, como diabetes, por exemplo, ou por convicções religiosas. “É todo um trabalho de técnica e de muito amor. E toda essa estrutura vai ao encontro disso”, ressaltou.

Para o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, a inauguração consolida o serviço de oferta de uma alimentação adequada aos alunos. “A Cozinha Piloto, para nós, ultrapassa a questão da produção. Ela entra numa questão conceitual”, analisou o gestor. “São várias refeições produzidas diariamente que trazem consigo qualidade, dieta, um balanceamento [nutricional]rigoroso, sendo conduzido por profissionais e isso é muito importante”, acrescentou o prefeito.

Alexandre lembrou que a iniciativa de implantar a cozinha piloto se consolidou com a oferta de uma alimentação de qualidade para as unidades escolares. “E, detalhe, nós temos um expediente ordinário para as crianças da zona urbana e um expediente diferenciado para os alunos da zona rural, considerando que eles saem um pouco mais cedo [das aulas]e chegam um pouco mais tarde. E toda essa preocupação é trazida exatamente para oferecer o que há de melhor para os nossos alunos e alunas”, frisou.

 

Fonte: AMM

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