Cidades
Enxurrada invade abrigo de animais em VG e causa prejuízo; defensora pede ajuda

A defensora dos animais Rosalina Nunes Santana, responsável por acolher 112 animais no Lar dos Sonhos, localizado na zona rural de Várzea Grande, tem passado por momentos de desespero após enfrentar as chuvas deste final de semana. Segundo Rosalina, o prejuízo foi grande, visto que perdeu remédios de uso contínuo de 32 cães, ração e toalhas. Além disso, a estrutura do abrigo ficou comprometida.
Vídeos publicados nas redes sociais do abrigo mostram uma enxurrada passando pela propriedade, entrando nas casinhas dos cães e na casa de Rosalina. Nas imagens, é possível ver as casinhas dos cães alagadas.
Arquivo Pessoal
Ao , Rosalina disse que a chuva começou na tarde de sábado (11). Segundo ela, recentemente, um trator, contratado por um morador, passou pela rua acima de onde fica a casa dela. Entretanto, o trabalho foi feito de modo que toda a água da chuva fosse desviada para um pasto, que desaguou em sua residência, o que levou a essa situação.
“Perdemos a ração, os animais tiveram que dormir molhados, pois perdemos todas as toalhas que tínhamos. Perdemos a medicação dos que estavam em tratamento. Os [cães] idosos perderam as camas. Perdemos comedouros, baldes de água que foram levados pela enxurrada”, relatou Rosalina.
A defensora disse ainda que os animais ficaram muito assustados e que um deles, um cachorro chamado Chico, que tem epilepsia, teve uma crise e quase morreu afogado. Rosalina disse que somente no período da noite conseguiram finalizar a limpeza do abrigo e verificar os estragos.
“Teve momentos que eu nem consegui registrar em vídeo, pois precisei socorrer os cachorros. Alguns seguravam nas telas com a boca. Tinham cachorros boiando em pneus, eu nunca tinha visto isso na minha vida. Comecei a me desesperar e na hora comecei a salvar todo mundo”, desabafou Rosalina.
De acordo com a moradora de Várzea Grande, dos 112 animais, 32 fazem uso de medicação contínua e esses remédios se perderam em meio à chuva, por isso precisa de doações, visto que três dos animais precisam de Gardenal em sua formulação líquida e em comprimido e os outros 29 cães precisam do Alopurinol de 100mg e de 300mg. Além disso, ela disse que precisa de tapetes higiênicos e materiais para curativos.
Rosalina disse que o abrigo foi construído aos poucos e com pouco recurso financeiro. Segundo ela, atualmente são 13 casinhas para abrigar os cães. “A gente fazia uma casinha e iniciava a instalação de luz e água. Depois fazia a segunda casinha e emendava o fio de energia da primeira na segunda e assim seguia”, contou.
“Na madrugada, acho que eram duas da manhã, todos os cachorros voltaram para as suas casinhas. Mas tivemos que fazer buracos nelas para a água descer. Agora precisamos tapar esses buracos e para isso precisa de cimento, areia, tela”, explicou.
Rosalina faz camas para cães e gatos como uma forma de arrecadar dinheiro e ajudar nas despesas do abrigo, entretanto, disse que a água também entrou na sua casa, que fica no mesmo terreno do abrigo, e que perdeu todo o material que utilizava para o trabalho artesanal.
Sobre ajuda financeira, Rosalina informou sua chave Pix 65 99201-5006, que também é seu número pessoal. Outra forma para entrar em contato ou saber mais sobre a situação do abrigo é por meio do perfil de Rosalina no Instagram, clicando aqui. Além disso, a defensora informou que a Agropecuária Pantanal MT, localizada na Rua Alzira Santana, nº 82, em Várzea Grande, está recebendo as doações necessárias que estão listadas abaixo:
– Ração normal para gatos e cachorros;
– Ração para gatos e cachorros com problemas renais;
– Ração para gatos e cachorros obesos;
– Gardenal líquido e em comprimido;
– Alopurinol de 100mg e de 300mg;
– Materiais para curativos;
– Toalhas (podem ser usadas);
– Tapete higiênico e fraldas geriátricas para cachorro tamanho G;
– Comedouros e bebedouros.
Segundo Rosalina, o endereço do abrigo não será divulgado, pois isso aumenta o número de casos de abandono de animais em frente a sua residência. “Faz um ano que estamos nesse endereço e por não passarmos mais a localização, acabou o abandono. Mas antes eu chegava em casa e tinha caixa com até cinco filhotes dentro. Fora as pessoas que iam até lá para deixar os animais”, explicou.
-
Mato Grosso5 dias ago
Procuradoria da Mulher discute aplicação do protocolo de notificação de violência doméstica nas unidades de saúde
-
Saúde5 dias ago
Anvisa aprova uso do medicamento Mounjaro para perda de peso
-
Saúde6 dias ago
Dia da Imunização: conheça o serviço dos centros de vacinas especiais
-
Várzea Grande3 dias ago
Caio Cordeiro lança abaixo-assinado contra empresas de transporte coletivo em Várzea Grande
-
Mato Grosso3 dias ago
Aprovado projeto que prevê atendimento para saúde vocal a professores da rede pública estadual
-
Política6 dias ago
Comissões avançam sobre entraves administrativos e na melhoria de políticas públicas
-
Economia6 dias ago
FIT Pantanal encerra com sucesso de público e otimismo para o futuro
-
Política3 dias ago
Cuiabá empossa seis novos procuradores municipais aprovados em concurso