Política
Gilmar vê crime consumado de tentativa de golpe e diz que anistia não faz sentido
O decano do Supremo foi questionado sobre as evidências golpistas para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder e impedir a posse de Lula (PT), que incluíam um plano de assassinato de autoridades, segundo a Polícia Federal.
“Quando se faz o atentado contra o Estado de Direito e ele se consuma, ele já não mais existe. Então é óbvio que o se pune é a própria tentativa de atentar contra o Estado de Direito”, afirmou Gilmar.
O ministro ainda declarou que “não faz sentido se falar em anistia” para os condenados pelo ataque golpista do 8 de janeiro de 2023 diante da atual conjuntura.
Presente no mesmo evento, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, também voltou a se posicionar contra a anistia.
“A alma nacional começa a ficar com pena, a gente não pune na medida certa, e as pessoas não se corrigem. Aí na próxima eleição vão fazer de novo” disse.
“No Brasil as pessoas querem anistiar antes de julgar, o que aconteceu ali não foi banal. Nós tivemos um episódio grande de extremismo que o Supremo precisou enfrentar.”
Barroso afirmou ainda que o país voltou à normalidade institucional e disse que “essas atitudes de desrespeito de Estado de Direito são pessoas que resgataram um filme muito velho, muito triste”.
“Felizmente as Forças Armadas não embarcaram nessa aventura. Nós passamos no teste da institucionalidade. Tem que punir quem tem que punir.”
Indagado se há uma tentativa de amenizar fatos recentes, disse que as pessoas às vezes estão numa realidade paralela, mas a gente tem que trabalhar com fatos objetivos
Pesquisa deste ano do Datafolha mostrou que a proposta de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro é rejeitada por 63% dos brasileiros. São a favor do perdão 31% dos ouvidos, ante 2% que se dizem indiferentes e 4% que não opinaram.
A Polícia Federal realizou na ultima terça-feira (19) uma operação que prendeu cinco suspeitos de atuar em um plano de golpe de Estado no Brasil, no fim de 2022, que envolveria matar o então presidente eleito, Lula, o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Como mostrou a Folha de S.Paulo, as condutas dos cinco presos pela Polícia Federal podem ser enquadradas como crimes contra a democracia, segundo 4 de 5 especialistas em direito penal ouvidos pela reportagem.
Há, porém, uma corrente divergente que entende as ações dos suspeitos como atos meramente preparatórios, o que levaria as condutas a não serem passíveis de punições no campo criminal.
Em debate estão principalmente os delitos de tentativa de golpe de Estado e de tentativa de abolição do Estado democrático de Direito, ambos com emprego de violência ou grave ameaça.
Nesta quinta-feira, Gilmar ainda revelou que, depois dos últimos acontecimentos, o clima entre os ministros é de tensão. Eles adotaram medidas mais rígidas de segurança após o atentado com explosivos diante do tribunal na semana passada, em Brasília.
O grupo especial para lidar com situações de risco da Polícia Civil foi acionado para realizar uma varredura antibombas no local onde acontecia o congresso. Essa não era uma prática comum antes do episódio de violência ocorrido em Brasília.
Além de Gilmar, os ministros Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso, presidente do STF, também estavam presentes no evento.
Leia Também: Tentativa de envenenar eu e o Alckmin não deu certo, estamos aqui, diz Lula
-
Política7 dias ago
Juiz diploma prefeitos eleitos de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e vereadores
-
Agricultura6 dias ago
Projeto de segurança alimentar utiliza as 950 mil árvores frutíferas de Brasília como base
-
Polícia7 dias ago
Adjunta da SES é alvo de operação e diretor de hospital é preso pela PF
-
Polícia4 dias ago
Caminhoneiro é morto a facadas dentro de casa no interior de Mato Grosso
-
Mato Grosso7 dias ago
Embaixador Classic em Cuiabá: Gusttavo Lima chega com espetáculo inédito em 2025
-
Cidades4 dias ago
MP Eleitoral pede cassação de prefeito e vice eleitos em Jauru
-
Cidades7 dias ago
Mães atípicas protestam após prefeitura suspender serviços a crianças em VG
-
Cidades4 dias ago
Acidente fatal entre carretas é registrado na BR-174 em Pontes e Lacerda