Cidades
Médico alerta sobre prevenção do câncer de esôfago em palestra educativa promovida pela Câmara
Evento foi sugerido pelo vereador Brendo Braga em alusão ao mês de conscientização da doença
Na manhã desta sexta (25), o cirurgião oncológico Dr. Mário Bernardes ministrou uma palestra a vereadores e servidores da Câmara sobre o câncer de esôfago, abordando fatores de risco, formas de prevenção e os avanços no tratamento da doença. O evento, realizado no plenário, foi sugerido pelo vereador Brendo Braga (Republicanos), autor da lei municipal que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos o Abril Azul Claro, mês de conscientização sobre o câncer de esôfago.
Durante a apresentação, Dr. Mário destacou que o câncer de esôfago é um dos tipos mais agressivos da doença, com alta taxa de mortalidade, principalmente devido ao diagnóstico tardio. “Infelizmente, muitos pacientes só descobrem o câncer em estágios avançados, quando os sintomas se tornam mais evidentes, como dificuldade para engolir, perda de peso e dor no peito”, explicou o oncologista.
Entre os principais fatores de risco, o médico apontou o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o refluxo gastroesofágico crônico e a obesidade. “Esses fatores, isolados ou combinados, aumentam consideravelmente as chances de desenvolvimento da doença”, alertou.
No entanto, segundo Dr. Mário, o câncer de esôfago pode ser prevenido com mudanças no estilo de vida. “Parar de fumar, moderar o consumo de álcool, não consumir bebidas muito quentes, manter uma alimentação equilibrada e tratar adequadamente o refluxo são medidas simples, mas extremamente eficazes para reduzir o risco”, afirmou.
Sobre o tratamento, o oncologista explicou que ele varia conforme o estágio da doença, podendo envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação dessas abordagens.
Ao final da palestra, o médico reforçou a importância do diagnóstico precoce, como a realização do exame de endoscopia, e incentivou a realização de exames em pessoas com sintomas persistentes. “A informação é a nossa maior aliada. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de sucesso no tratamento”, concluiu.
Brendo agradeceu a presença do médico e dos participantes enfatizando que iniciativas como essa visam promover a educação em saúde e incentivar a prevenção da doença. “Sugerimos a criação de um mês dedicado ao câncer de esôfago, com realização de atividades, para levar conhecimento à população em geral”, finalizou.
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Esportes7 dias agoApós recesso, Mixto feminino retoma treinos e inicia preparação para duelo contra o Palmeiras
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Várzea Grande5 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
