Política
Santista, Alckmin usa Neymar para divulgar programa do governo
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), aproveitou a provável volta do jogador de futebol Neymar Jr. ao Santos para promover o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).
Em seu perfil no X (ex-Twitter), Alckmin, que é santista, disse nesta 3ª feira (28.jan.2025) que não foi só o clube brasileiro que ganhou reforçou com o retorno do atleta. A legenda é acompanhada de uma montagem de Neymar em uma montadora.
“Nossa indústria automotiva está acelerando graças ao programa Mover, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva [PT], e ao apoio do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]”, afirmou o vice-presidente.

Aprovado em junho de 2024 pelo Congresso e sancionado por Lula, o Mover como objetivo reduzir as taxas de emissão de carbono da indústria automobilística até 2030, incluindo carros de passeio, ônibus e caminhões.
O projeto de lei determina um incentivo fiscal de R$ 19,3 bilhões até 2028 para as montadoras que cumprirem critérios de descarbonização.
O montante é dividido da seguinte forma:
A proposta, uma das principais defendidas por Alckmin, também visa expandir investimentos em eficiência energética, estabelece limites mínimos de reciclagem na fabricação de veículos e cria o IPI Verde, em que, quem polui menos, paga menos imposto.
O texto inclui a taxação de 20% sobre as “comprinhas” internacionais de US$ 50 (principalmente da China, de lojas como Shein e Shopee).
Segundo o ge, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, publicou um vídeo em seu perfil no Instagram em que dá boas-vindas a Neymar.
“Chegou o momento, Neymar. Chegou a hora de você voltar para o seu povo. Para sua casa, para nosso clube do coração. Seja bem-vindo, menino Ney. Menino da Vila. Vem ser feliz de novo com o manto sagrado. A nação santista te espera de braços abertos”, disse.
O clube também fez um vídeo usando IA (inteligência artificial) em que recria a voz de Pelé, que morreu dezembro de 2022, para chamar o atacante de volta ao clube que o revelou para o futebol.
Assista (1min37s):
Na 2ª feira (27.jan.2025), o Al Hilal, clube saudita em que Neymar jogava, anunciou a rescisão do contrato com o jogador brasileiro.
Leia mais:
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Cuiaba5 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Várzea Grande5 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
-
Várzea Grande5 dias agoEducação reforça valorização dos motoristas e amplia diálogo para qualificar transporte escolar
-
Esportes6 dias agoSinop recebe etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis a partir de sábado
-
Várzea Grande5 dias agoFlávia Moretti lança programa Acelera VG Tapa-Buracos para recuperar mais de 6 mil pontos no Grande Cristo Rei
