Judiciario

TCE-MT inicia capacitação voltada ao fortalecimento das relações interpessoais

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A ação educacional “Fortalecimento das Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho” foi iniciada nesta quinta-feira (31) pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

 

A capacitação é voltada para a equipe do Serviço de Material da Secretaria Executiva de Administração e realizada presencialmente na Escola Superior de Contas.

 

A iniciativa partiu da própria equipe do setor, conforme explica a psicóloga organizacional do NQVT, Samira Hassib Ibrahim Alves.

 

“Foi uma iniciativa importante da gestão do setor de materiais ter solicitado esse treinamento. O foco será o clima organizacional, o comportamento e as relações interpessoais, sempre considerando a saúde mental e o ser humano como centro do processo”, destacou a facilitadora.

 

O curso tem como objetivo promover o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis, empáticas e colaborativas, com foco no bem-estar coletivo, na produtividade e na excelência do atendimento.

 

Durante os encontros, serão aplicadas dinâmicas de grupo, testes psicológicos e momentos de escuta ativa para avaliar a percepção dos servidores sobre o ambiente de trabalho. 

 

“A metodologia é dinâmica e participativa com o objetivo de entender como eles se sentem nas funções que exercem, como percebem o clima institucional e o que consideram ser o comportamento ideal dentro de uma organização. No encerramento, faremos uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados”, completou a psicóloga.

 

Composta por cinco encontros temáticos, a formação será realizada às quintas-feiras. Na abertura, o tema abordado foi “Integração e Fundamentos das Relações no Trabalho”.

 

Nas próximas datas, os participantes irão refletir sobre aspectos como empatia, comunicação, ética relacional, resolução de conflitos e engajamento.

Para a gerente de materiais do TCE-MT, Cláudia Okimoto, a capacitação representa um investimento na qualidade do serviço prestado e no relacionamento interpessoal da equipe.

 

“Resolvemos buscar esse curso porque atendemos muito ao público interno. Como temos uma equipe pequena e recentemente agregamos também o setor de xerox, percebemos a necessidade de melhorar a qualidade do atendimento e trabalhar em harmonia. Passamos mais tempo com os colegas de trabalho do que com a própria família, então é essencial cultivar um ambiente de respeito e união”, afirmou.





Fonte: Mídianews

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