Judiciario
TCE-MT inicia capacitação voltada ao fortalecimento das relações interpessoais
A ação educacional “Fortalecimento das Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho” foi iniciada nesta quinta-feira (31) pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).
A capacitação é voltada para a equipe do Serviço de Material da Secretaria Executiva de Administração e realizada presencialmente na Escola Superior de Contas.
A iniciativa partiu da própria equipe do setor, conforme explica a psicóloga organizacional do NQVT, Samira Hassib Ibrahim Alves.
“Foi uma iniciativa importante da gestão do setor de materiais ter solicitado esse treinamento. O foco será o clima organizacional, o comportamento e as relações interpessoais, sempre considerando a saúde mental e o ser humano como centro do processo”, destacou a facilitadora.
O curso tem como objetivo promover o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis, empáticas e colaborativas, com foco no bem-estar coletivo, na produtividade e na excelência do atendimento.
Durante os encontros, serão aplicadas dinâmicas de grupo, testes psicológicos e momentos de escuta ativa para avaliar a percepção dos servidores sobre o ambiente de trabalho.
“A metodologia é dinâmica e participativa com o objetivo de entender como eles se sentem nas funções que exercem, como percebem o clima institucional e o que consideram ser o comportamento ideal dentro de uma organização. No encerramento, faremos uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados”, completou a psicóloga.
Composta por cinco encontros temáticos, a formação será realizada às quintas-feiras. Na abertura, o tema abordado foi “Integração e Fundamentos das Relações no Trabalho”.
Nas próximas datas, os participantes irão refletir sobre aspectos como empatia, comunicação, ética relacional, resolução de conflitos e engajamento.
Para a gerente de materiais do TCE-MT, Cláudia Okimoto, a capacitação representa um investimento na qualidade do serviço prestado e no relacionamento interpessoal da equipe.
“Resolvemos buscar esse curso porque atendemos muito ao público interno. Como temos uma equipe pequena e recentemente agregamos também o setor de xerox, percebemos a necessidade de melhorar a qualidade do atendimento e trabalhar em harmonia. Passamos mais tempo com os colegas de trabalho do que com a própria família, então é essencial cultivar um ambiente de respeito e união”, afirmou.
-
Polícia6 dias agoPF investiga como brasileiras são atraídas por esquemas de tráfico de mulheres; Bibiana Bitello é citada
-
Polícia5 dias agoMulher é presa por suspeita de aplicar golpes no comércio da região do Cristo Rei
-
Saúde6 dias agoGestantes de áreas vulneráveis tem risco maior de perder bebê
-
Esportes7 dias agoDefinido cronograma com 10 corridas na estreia do autódromo internacional em Cuiabá
-
Política5 dias agoCoronel Assis cobra transparência da Energisa e questiona destino de recursos arrecadados em Mato Grosso
-
Cuiaba1 dia agoPrefeitura de Cuiabá lança enquete sobre transferência do feriado de quinta para sexta-feira
-
Judiciario6 dias agoPF: doleiro de SP tinha banco paralelo e negociou com Zampieri
-
Economia6 dias agoDois moradores do interior faturam R$ 200 mil em sorteio do programa Nota MT; veja lista
