Cidades
Ex-funcionário denuncia descarte de animais mortos em aterro; prefeitura nega
Reprodução

Uma denúncia foi feita na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) sobre um suposto descarte irregular de animais mortos no aterro sanitário da Capital. Os animais seriam descartados após irem a óbito na Diretoria de Bem-estar Animal ou na clínica conveniada com a Prefeitura. A Secretaria de Meio Ambiente nega a acusação e afirma que há um lugar dentro do aterro que é adequado para receber resíduos biológicos.
Segundo o boletim de ocorrência, um ex-funcionário do órgão ambiental que cuida de animais abandonados relata que era obrigado a descartar cães e gatos em sacolas de lixo, de forma irregular, no aterro sanitário, por ordens superiores. Imagens mostram esses descartes sendo feitos. Conforme o denunciante, os animais eram atendidos pela Diretoria de Bem-estar Animal e pela Clínica Previ Vet.
No entanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, à qual está vinculada a Secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal, nega a acusação e afirma que o procedimento protocolar adotado em caso de pets que, por ventura, acabem morrendo sob cuidados do Município respeitam a legislação ambiental.
De acordo com o Município, quando a Secretaria-Adjunta de Bem-Estar Animal foi criada, em 2018, o descarte de materiais biológicos eram feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses que encaminhava para uma empresa contratada para o descarte correto. Essa era a medida adotada caso ocorresse a morte de animal no canil, via Zoonoses.
Após contratação em 2021 por meio de convênio de uma Clínica Veterinária para executar o atendimento dos animais resgatados e socorridos pela Bem-Estar Animal, o gestor do contrato estipulou que em caso de morte de animais, a Bem-Estar Animal recolheria os corpos para a Zoonoses.
Com a Intervenção na Secretaria Municipal de Saúde pelo Governo do Estado, a Zoonoses deixou de executar essa ação de descarte junto à empresa contratada.
“A Bem-Estar Animal passou a enviá-los para o aterro sanitário, em lugar adequado que recebe resíduos biológicos. O local é particular e dispõe de responsável técnico conforme a legislação ambiental preconiza. Vale ressaltar que os animais alvos da denúncia não são do canil. Trata-se de animais que vieram a óbito durante procedimentos na clínica conveniada a Prefeitura de Cuiabá”, diz trecho da nota.
O órgão ressaltou que é defensor da causa animal e que “jamais compactuaria com qualquer situação que não seja em prol da qualidade de vida dos pets”.
A Delegacia de Meio Ambiente irá apurar a denúncia.
-
Mato Grosso6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
Mato Grosso3 dias agoAs duas escalações
-
Cuiaba4 dias agoPrefeitura de Cuiabá oferece 24 vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)
-
Várzea Grande5 dias agoProjeto da Guarda Municipal leva orientação sobre proteção infantil a alunos da zona rural
-
Esportes7 dias agoApós recesso, Mixto feminino retoma treinos e inicia preparação para duelo contra o Palmeiras
-
Várzea Grande7 dias agoPrefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil
-
Várzea Grande7 dias agoMais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande
-
Várzea Grande5 dias agoPraia Grande entra no Calendário Oficial de Festividades de VG — Câmara Municipal
