Judiciario
Justiça mantém prisão de empresário, dentista e outros 6 alvos
A Justiça de Mato Grosso manteve a prisão do empresário Flávio Henrique Lucas, de sua esposa, a cirurgiã dentista Mara Kenia Dier Lucas, e outras seis pessoas alvos da Operação Escamotes, deflagrada em maio pela Polícia Federal.
Também seguem presos Thiago de Oliveira, John Carlos Lemos da Silva, Tomaz Camilo Vieira Guimarães e Kelvin Diego Minott Egues, Marcos Antônio da Silva e Pedro Benício Rodrigues de Sá.
A decisão é assinada pelo juiz Douglas Bernardes Romão, da 1ª Vara Criminal de Barra do Garças, e foi publicada nesta semana.
A Operação Escamotes investiga um suposto esquema de tráfico de drogas e armas em Mato Grosso e outros estados. Flávio é tido como suposto líder da organização.
Na decisão, o juiz afirmou que não há nenhum fato novo capaz de revogar as prisões, tampouco comprovação de que a fixação de medidas cautelares seria suficiente para inibir a reiteração na prática criminosa.
O magistrado citou o modus operandi da organização criminosa, que tem “divisão estruturadas de tarefas, com movimentação de quantidade significativa de entorpecentes em diferentes Estados da Federação, bem como movimentação de expressiva quantidade de dinheiro e bens”.
“Não obstante, considerando o contexto de associação e o comércio de entorpecentes de forma reiterada, a enorme quantidade e qualidade de entorpecentes movimentados pelos acusados, bem como as diversas apreensões envolvendo o grupo criminoso, demonstra a habitualidade da conduta, gerando perigo pelo estado de liberdade desses indivíduos, sendo a segregação cautelar extremamente necessária para neutralizar as atividades criminosas do grupo criminoso”, escreveu.
O esquema
Ao todo foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Estadual de Mato Grosso.
As ações foram cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Vitória da Conquista (BA) e Hidrolândia (GO).
As averiguações tiveram início em agosto de 2023, durante a prisão em flagrante de uma pessoa transportando cerca de 40 quilos de entorpecentes em um fundo falso de um veículo. As investigações foram aprofundadas, fazendo com que a polícia chegasse aos supostos líderes.
Estima-se que o grupo tenha transportado toneladas de entorpecentes e diversas unidades de armas de fogo de uso permitido e restrito para outros estados da federação.
A Operação Escamotes contou com aproximadamente 50 policiais federais e oito membros do Gaeco de Mato Grosso.
-
Opinião5 dias ago
Jogando pensamento fora
-
Política5 dias ago
PL doa R$ 6,7 milhões para Abílio; Botelho recebe mais R$ 6 mi
-
Mato Grosso5 dias ago
Semana começa com onda de calor no país; veja máximas previstas nas capitais
-
Opinião5 dias ago
Um novo olhar sobre a influência do horário gratuito nas eleições de 2024
-
Mato Grosso5 dias ago
Brasil registrou quase 70 mil focos de queimadas em agosto
-
Mato Grosso5 dias ago
Jovens brilham em campeonato da NFL no Brasil
-
Economia5 dias ago
Faissal denuncia cobrança ilegal de ICMS retroativo de consumidores de energia solar
-
Política5 dias ago
Kennedy visita bairro de Cuiabá e faz promessa a comerciantes