Cidades
Prefeita sanciona Lei municipal que proíbe uso de celulares em sala de aula em Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou a Lei municipal 5.382/2025, que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis dentro de sala de aula. A medida veda o uso de aparelhos, principalmente telefones celulares por alunos durante a aula, no recreio ou nos intervalos entre as aulas, para todas as etapas da educação básica integrante da rede municipal.
Com a sanção da Lei, a prefeita entende que o uso indiscriminado de celulares nas escolas pode ser visto como um fator que prejudica o desenvolvimento integral dos estudantes, interferindo em sua concentração e aprendizado.
A decisão de proibir o uso de celulares, durante o horário escolar, pode ser fundamentada pelo objetivo de melhorar o foco e a concentração dos alunos. Diversos estudos mostram que a simples presença de dispositivos móveis pode ser uma distração significativa, prejudicando a atenção e o desempenho acadêmico. Além disso, o uso excessivo de celulares pode levar à dependência digital, afetando a saúde mental dos estudantes.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Marino Santana, ressaltou que a medida permite o uso desses dispositivos em sala de aula somente para fins pedagógicos e com a orientação dos educadores, garantindo que a tecnologia seja utilizada de forma construtiva e não prejudique a concentração dos alunos.
A superintendente Pedagógica da SMECEL, Majô Cristine Lopes Dias, disse que com a promulgação da Lei, a Superintendência Pedagógica iniciou a elaboração de orientações específicas para apoiar as unidades escolares na correta aplicação da lei. “Nosso trabalho está voltado ao esclarecimento do uso dos aparelhos eletrônicos que poderão ser utilizados de forma pedagógica, sempre sob a orientação dos educadores, capacitados para lidar com situações excepcionais, como casos de necessidade, emergência ou promoção da acessibilidade. Nosso compromisso é assegurar que a lei seja incorporada de maneira orientada e educativa, fortalecendo o ambiente escolar como espaço de aprendizagem integral e saudável” finalizou.
-
Polícia4 dias agoLei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
-
Várzea Grande1 dia agoParque Tecnológico impulsiona nova fase de inovação e atração de empresas em Várzea Grande
-
Política4 dias agoArma de vereador fica exposta durante Marcha para Jesus e imagem gera repercussão nas redes sociais
-
Polícia4 dias agoPolícia Civil prende suspeito de matar mulher trans em Nova Mutum
-
Polícia6 dias agoMotociclista morre após colisão com carro na BR-163 entre Matupá e Peixoto de Azevedo
-
Cuiaba5 dias agoCraques da Natureza planta 400 mudas com participação de 200 crianças no Parque Tia Nair
-
Judiciario3 dias agoPiloto atropela trabalhadora durante evento em Cuiabá e é solto após fiança de R$ 5,6 mil
-
Cuiaba5 dias agoMais de 650 vacinas foram aplicadas em ação da Bem-Estar Animal de Cuiabá
